SJMR participa de inauguração da Casa de Direitos Humanos e Núcleo de Referência LGBT de Contagem

No dia 17 de Maio de 2024, o SJMR participou da inauguração da Casa de Direitos Humanos e Núcleo de Referência LGBT de Contagem (MG), um espaço dedicado à promoção e defesa dos direitos fundamentais de todos os cidadãos. Este novo equipamento é parte do Programa Mais Direitos Humanos, vinculado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.


A Casa de Direitos Humanos de Contagem surge como uma iniciativa pioneira, integrando serviços e ações voltadas para a promoção da igualdade, dignidade e justiça social. Seu principal objetivo é estabelecer uma rede de cidadania ativa, capaz de enfrentar e combater as diversas formas de violação dos direitos humanos.


O espaço acolhedor foi projetado para fomentar e apoiar os processos sociais de luta pela dignidade humana. Nele, os cidadãos terão acesso a uma ampla gama de serviços, incluindo atendimento interdisciplinar, mediação cultural em espanhol e crioulo haitiano, além de um programa de formação em Direitos Humanos e cursos profissionalizantes. Além disso, a Casa integra o Núcleo de Referência LGBT+, demonstrando um compromisso com a diversidade e o respeito à identidade de gênero e orientação sexual.


Francisca Toledo, analista de Relações Institucionais e Sustentabilidade do SJMR em Belo Horizonte, expressou seu sentimento ao participar da inauguração: “Participar da inauguração da Casa de Direitos Humanos em Contagem foi muito especial. É uma verdadeira conquista poder presenciar a abertura do primeiro equipamento com mediação cultural para acesso ao serviço público, sobretudo para serviços de assistência social, educação e saúde. Espero que seja o primeiro de muitos e sirva de modelo para outras cidades.”

Siga em nossas redes sociais