Nossos Eixos de Atuação

Nosso trabalho do SJMR desdobra-se nos seguintes eixos: pastoral, incidência, proteção, meios de vida e integração.

1. Proteção

A frente de proteção se baseia na proteção documental, na proteção jurídica e na proteção social. A primeira é relativa a promover acesso à informação e suporte para a regularização migratória e obtenção de diversos documentos, tais como o RNM, CPF, passaporte. Também se faz o intermédio de processos consulares. Além disso, auxilia-se no processo de solicitação de refúgio e autorização de residência temporária, e temos presença no PTRIG em Boa Vista.

O segundo âmbito da proteção se dá via assessoria jurídica para a regularização migratória, promovendo o ingresso e o acompanhamento de demandas judiciais e extrajudiciais nas áreas civil, criminal, consumerista, de família e trabalhista. Ademais, a proteção jurídica também é responsável por representar a instituição no COMITRATE.

Quanto a proteção social, essa oferece atendimento e acompanhamento sociofamiliar e psicológico, fazendo encaminhamentos a serviços de assistência social, saúde e educação. Também trabalhamos com manejo de casos, analisando as situações de vulnerabilidade para a concessão de alimentos, roupas e itens de higiene básica. Durante a pandemia do COVID-19, essa frente tem se tornou o foco dos nossos escritórios, buscando sanar as demandas mais urgentes e fornecendo auxílio para pagamento de aluguéis, além da doação de cestas básicas, itens de higiene e máscaras de proteção.

2. Meios de vida

O eixo de meios de vida se dedica a inserção laboral dos migrantes, refugiados e solicitantes de asilo. Os atendidos são preparados para o mercado de trabalho por meio de cursos profissionalizantes em parceria com sistema S e outras instituições. Também se faz assessoria e intermédio de processos seletivos de empregadores e empresas, elaborando e imprimindo versões em português de currículos, realizando um banco de dados com currículos dos nossos atendidos, prospectando vagas, fazendo sessões de sensibilização de empresas, além de rodas de conversa sobre direitos trabalhistas aos migrantes e outras atividades.

É importante ressaltar que dentro desse eixo existem atividades específicas a grupos mais vulneráveis como mulheres, trabalhadoras do sexo, população LGBTI+, indígenas etc.

3. Integração

A vertente de integração aprofunda-se na questão da cultura e do idioma. Organizamos e ofertamos cursos de Português, promovendo ações de integração sociocultural aos atendidos pela organização, a fim de melhor incluí-los na sociedade brasileira. Cursos de orientação cultural, oficinas e workshops em que há uma troca de experiências entre migrantes e sociedade local são exemplos dessa vertente de ação do SJMR.

4. Incidência

Nossa frente de incidência busca conduzir práticas de advocacy para que as normas e políticas públicas favoráveis aos migrantes, solicitantes de refúgio e refugiados não só sejam mantidas como também ampliadas. Além disso, o eixo também se relaciona com o fortalecimento do escritório por meio da articulação junto aos governos municipais, estaduais e federal, as organizações internacionais, a outras entidades da sociedade civil, à academia e à população de modo geral.

Hoje, o SJMR participa de múltiplos Grupos de Trabalho com tema migratório, como a RAC (Rede Advocacy Colaborativa), a Plataforma R4V, o RJM-LAC etc.

5. Pastoral

A pastoral foca nas visitas solidárias, celebrações, sensibilização das comunidades e paróquias e em campanhas diversas. Ademais, o eixo possui grande conexão com o voluntariado e escuta dos migrantes, solicitantes de refúgio e refugiados.

6. Atividades importantes a serem mencionadas

Interiorização

Transversal a todos os eixos, está a interiorização em parceria com a Operação Acolhida. O SJMR atua diretamente em três modalidades de interiorização: via trabalho, via casas de acolhida e por reunião familiar. Na primeira, acompanha-se todo o processo de integração dos migrantes na empresa e na cidade de destino. Já na interiorização via casas de acolhida acontece em parceria com entidades, principalmente da Igreja Católica, disponibilizando casas em diferentes cidades. Cada casa possui um perfil e, para selecionarmos o grupo a ser interiorizado, consideramos vários fatores como o perfil socioeconômico e mercado de trabalho da cidade de acolhida, o perfil profissional e social do migrante e outros aspectos. A última modalidade, de reunião familiar, é feita pelo cadastro das famílias cujo receptor já foi interiorizado pelo SJMR, verificando a documentação de todos os envolvidos.

No ano de 2019, realizamos a interiorização de 765 migrantes nessas modalidades.

Projeto de Coexistência Pacífica

Projeto em parceria com o ACNUR que conta com a atuação de promotores comunitários em distintas regiões de Boa Vista, efetivando os dispositivos do Pacto Global para Refugiados que trata sobre resiliência e o coexistir entre sociedade de acolhida e migrantes.

Projeto Acolhe Minas

Projeto coordenado pelo SJMR com parceria do ACNUR e outras entidades civis. Nesse projeto os interiorizados além de receberem abrigamento, durante um período de três meses, estes também são atendidos pela equipe multidisciplinar do SJMR-BH, que contribui para sua integração na sociedade e inserção da quase totalidade do grupo em vagas de trabalho.

Siga em nossas redes sociais