Entre os dias 25 e 27 de novembro, a diretora nacional do SJMR Brasil, Flávia Reis, participou do Encontro da Rede Jesuíta com Migrantes (RJM-LAC) em Bogotá, na Colômbia, para discutir a relação entre migração forçada, justiça socioambiental e cuidado da Casa Comum, afim de construir uma agenda de incidência conjunta a partir de uma abordagem de direitos humanos. Partipou conosco o Delegado Socioambiental da Conferência Provinciais Jesuítas da América Latina e Caribe (CPAL), Pe. Agnaldo Júnior, SJ, ex-diretor do SJMR Brasil.
Durante o evento que trouxe discussões coletivas com apresentação de casos da Colômbia e de Honduras, a diretora do SJMR apresentou o contexto de mobilidade humana e câmbio climático devido às inundações no Rio Grande do Sul, em maio deste ano no Brasil. Foi destacada a atuação da Companhia de Jesus, especialmente por meio do abrigo oferecido na UNISINOS, além dos esforços conjuntos com agências internacionais e o governo brasileiro para uma resposta eficaz à crise.
Ao final do encontro, a Rede construiu colaborativamente uma agenda de incidência conjunta para articular o trabalho a partir das diferentes obras.