Ela também reforçou que a Ecologia Integral vai além das questões ambientais, envolvendo o cuidado com as pessoas. “Cuidar da casa comum não é só proteger o meio ambiente, mas também cuidar das pessoas, especialmente das mais vulneráveis. E fazer isso em comunidade, com o apoio de instituições como o SARES, torna esse compromisso ainda mais forte”, completou.
A liderança indígena Kokama Hellen Greicy da Costa Barbosa também ressaltou a relevância da ação para a mobilização local: “Sou muito grata ao SARES e ao SJMR pelo apoio nessa atividade, que trouxe um momento importante de reflexão e união para a comunidade. Essa parceria nos fortaleceu e ajudou a reacender o espírito de coletividade entre o povo indígena que vive aqui. Falamos sobre ecologia integral, políticas públicas e mudanças climáticas — temas fundamentais para o nosso cotidiano, mas que raramente são discutidos presencialmente. Os moradores demonstraram muito interesse e pediram que encontros como esse se repitam. ”
A iniciativa reafirma o compromisso das instituições envolvidas com o fortalecimento das comunidades locais por meio da promoção de espaços de escuta, formação e cuidado integral com o ambiente e com as pessoas.