Entre os dias 20 e 22 de agosto, aconteceu na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em Belo Horizonte, o Encontro da Rede Jesuíta de Justiça Socioambiental (RJSA), com o lema: “Que rede queremos e podemos ser neste novo momento?”. Participaram representando o SJMR Brasil, a Diretora nacional, Flávia Reis; Relações Institucionais e Sustentabilidade; Jerfferson Amorim, SJ; a Analista de Mobilização de Recursos, Isabela Montilha e a coordenadora de Projetos na capital mineira, Jéssica Avelino.

Durante a programação, foi apresentado o balanço das implementações do Planejamento Estratégico da RJSA. Um dos pontos de destaque foi o avanço do eixo de gestão, responsável por apoiar as obras da rede, acompanhar a missão e propor processos de reconfiguração. Esse eixo tem sido fundamental para fortalecer as Obras Sociais da Companhia de Jesus no Brasil, criando oportunidades para que possamos refletir e buscar, em conjunto, alternativas diante dos desafios, sempre com foco no bem comum das pessoas que acompanhamos. O Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR), contou com o apoio da RJSA em momentos estratégicos, como no período de congelamento de recursos internacionais em janeiro de 2025 e em importantes articulações junto à Rede.
Outro marco do encontro foi o lançamento da nova identidade visual e do manual da marca da RJSA, que confere à rede uma comunicação mais integrada e estratégica. Essa mudança reforça a articulação entre as obras, posiciona a rede com maior clareza e contribui para a mobilização de recursos, ampliando a visibilidade da missão de promoção da justiça socioambiental. Em breve, todos terão acesso a essa nova identidade.
O encontro também promoveu diálogos sobre mobilização de recursos, avaliação do exercício orçamentário em rede e reflexões sobre os desafios atuais da missão socioambiental, reforçando a importância de seguirmos firmes no compromisso com os mais vulneráveis.
A semana foi marcada por escuta atenta, planejamento estratégico e decisões que reafirmam o propósito de fortalecer a RJSA e qualificar cada vez mais o trabalho em rede, somando esforços para promover a justiça socioambiental e garantir cuidado integral às pessoas que acompanhamos.