COMIGRAR 2024 Florianópolis

No último dia 12 de março, ocorreu a Conferência Livre Local, parte integrante da fase preparatória para a II Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia (COMIGRAR). O evento, organizado conjuntamente por três instituições, recebeu a presença de 31 pessoas, em sua maioria migrantes e refugiados. A iniciativa, que teve seus primeiros passos em fevereiro com a definição dos temas a serem debatidos, contou com a colaboração ativa dos participantes e com mediação especializada.


A estrutura física foi providenciada pelo Centro de Referência de Assistência Social Continente ll (CRAS), a responsabilidade da mediação e pela apresentação do espaço recaiu para o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) e a Círculos de Hospitalidade. Os convites e formulários de inscrição foram distribuídos pelas organizações envolvidas e pelo CRAS entre os usuários da área de abrangência.


A mesa de abertura contou com a presença de representantes das organizações promotoras: Reinyera Mujica, da Círculos de Hospitalidade; Tayná Oliveira, do SJMR; e Mavia, coordenadora do CRAS Continente II. Durante a abertura, foram apresentados os objetivos da COMIGRAR, sua relevância para a comunidade migrante e refugiada, os temas em destaque e a metodologia a ser adotada durante a conferência.


Após a sessão de abertura, os participantes foram convidados a integrar grupos de trabalho focados nos eixos temáticos propostos. Durante aproximadamente 90 minutos, os grupos discutiram questões relacionadas aos temas centrais da conferência: “Igualdade de tratamento e acesso a serviços públicos” e “Inserção socioeconômica e promoção do trabalho decente”.


Ao final das discussões, foram selecionadas três propostas de cada eixo para serem encaminhadas à II COMIGRAR. As propostas de competência estadual serão discutidas na etapa estadual do evento, programada para o dia 27 de abril de 2024. Além disso, será estabelecido um diálogo entre a rede de participantes para definir a forma de entrega das propostas municipais.

Siga em nossas redes sociais