Sares, Fórum das Águas, Cimi, CPT e SJMR articulam a Tribuna dos Direitos Humanos

A Tribuna dos Direitos Humanos, realizada na Praça da Polícia, em Manaus, foi um evento de mobilização social que aconteceu no dia 07 de dezembro de 2024, em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos que se celebra no dia 10 de dezembro. Organizado por diversas entidades da sociedade civil e movimentos sociais, o evento teve como objetivo promover o debate e a conscientização sobre a importância da defesa dos direitos humanos, especialmente no contexto local e nacional.


Durante a Tribuna, foram discutidas questões relacionadas aos direitos fundamentais das pessoas, como a proteção contra a violência, a promoção da igualdade racial, de gênero, a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, a liberdade de expressão, entre outros temas essenciais para uma sociedade justa e democrática. O evento contou com discursos dos representantes das instituições organizadoras, atividades culturais e ações de conscientização, buscando engajar a população em torno da luta pelos direitos humanos.


A escolha da Praça da Polícia como local do evento é simbólica, pois representa um espaço de grande visibilidade na cidade, permitindo que as discussões sobre direitos humanos atingissem um público amplo. Além disso, a praça e ponto de encontro do Projeto Jaraqui que tem uma forte ligação histórica com as questões de segurança pública e direitos civis em Manaus.


Esse tipo de evento também visa chamar atenção para os desafios enfrentados por diversas comunidades em Manaus e em outras partes do Brasil, onde os direitos humanos frequentemente estão em risco devido à violência, à discriminação e à exclusão social.


Organizações que participaram:


Centro Magis


Sares


Equipe Itinerante


Humaniza


Ama


Cimi


Instituição Nova Aliança


Rede um grito pela vida


Coletivo de mulheres da educação


Fórum das Águas


Siga em nossas redes sociais