Português como Língua de Acolhimento: migrantes e refugiados celebram uma etapa concluída no SJMR em Manaus

Visando celebrar o encerramento do Curso de Português Nível Básico e entregar os certificados da conclusão, o SJMR em Manaus promoveu no dia 28 de julho uma celebração com os alunos migrantes e refugiados. 

O curso, que foi fruto de uma parceria com o Centro Tecnológico de Educação do Amazonas (CETAM) e contou com o apoio da  INDITEX, Entreculturas e JRS,   faz parte do Projeto “En las fronteras Del Sur”, o qual tem como objetivo fortalecer a educação permanente por meio de cursos de português.

“Estou aqui com o Serviço Jesuíta, concluindo o curso. Uma experiência realmente muito boa, com pessoas muito legais, me senti em família. Agradeço à equipe e às professoras por todo o apoio e paciência. Quando cheguei ao Brasil, a primeira grande problemática foi a língua, mas hoje eu me sinto segura, pois aprendi aqui no curso e acho que é muito importante para conseguir um emprego, ter amigos e nos relacionar em todo o nosso ambiente laboral” comenta Angélica Hernandez,  venezuelana participante do curso de português. 

No evento houve a entrega dos certificados de conclusão aos migrantes e a comemoração da etapa concluída, contando com muita música, declamação de poemas em português e espanhol, além de um farto coquetel.  

“O curso de português básico para migrantes, solicitantes de refúgio e refugiados, é de suma importância para o desenvolvimento e contribuição em sua vivência no Brasil, uma vez em que eles possuem uma linguagem totalmente diferente da local, facilitando a socialização, cultura, criando possibilidade de se inserir no mercado de trabalho e acima de tudo no país em que se vive.” afirma Mikely Silva, analista social do SJMR em Manaus

Além de toda a equipe do SJMR em Manaus, o evento contou com a participação das professoras de português Marcilei Barauna e Valéria Moisin. 

“Grata a oportunidade que me foi dada para ministrar o curso de português para imigrantes. A cada aula ministrada uma troca de conhecimentos e experiências, histórias de vida que nos ensinam a termos empatia uns pelos outros, pois marcam a nossa vida (marcou a minha vida), pessoas fortes e corajosas que deixam a sua pátria para buscar um futuro melhor. Que os alunos que terminaram o curso nesse período se sintam preparados para voos maiores que terão pela frente. Sinto muito honrada de fazer parte desse aprendizado, eu sei que cada um deles deram o melhor em todas as aulas de português. Termino este curso com o sentimento de dever cumprido, porque ensinei tudo o que sei com muito amor e dedicação.” conta Marcilei Barauna, professora da turma da tarde.

“O SJMR em Manaus conseguiu formar nestes últimos cinco meses de 2022, quatro turmas de português básico. Foram cerca de 74 alunos preparados por meio do curso de língua portuguesa. A possibilidade de aprender um novo idioma abre muitas portas para quem busca uma oportunidade. Nestas turmas tivemos a oportunidade de conhecer pessoas de várias idades com o mesmo objetivo: Aprender mais e abraçaram essa oportunidade, pois o conhecimento é algo que ninguém pode tirar de nós. Vimos o medo e a vergonha de falar sair de cena para a entrar a coragem e determinação de seguir em frente com sonhos e esperança de dias melhores e com mais oportunidades. Celebrar essa etapa é como concretizar o fim de um ciclo que possibilita abrir outras portas.” comenta Ludimili Lira, coordenadora do SJMR em Manaus.

Siga em nossas redes sociais