Integrando Horizonte forma turma de migrantes em português iniciante

Durante duas semanas deste mês de março, uma iniciativa promovida pelo SJMR, em parceria com a PADF, trouxe um pouco de esperança e oportunidade para alunos migrantes e refugiados vindos da Venezuela. O programa “Integrando Horizontes”, ofereceu um curso de português iniciante, visando facilitar a integração dessa comunidade na sociedade local.


As aulas foram conduzidas pelo Instituto Inspire Rebeca, abordando não apenas aspectos linguísticos, mas também práticos, voltados à inserção financeira no Brasil. Os alunos receberam um kit de estudos contendo materiais essenciais, como cadernos, lápis, borrachas, canetas e marca-textos.


Uma das características mais marcantes do curso foi a integração de temas cotidianos com educação financeira, abordando desde compras no supermercado até a elaboração de cartazes expositivos para vitrines. Essa abordagem não apenas enriqueceu o aprendizado dos alunos, mas também os preparou para enfrentar desafios do dia a dia e se inserir de maneira mais assertiva no mercado de trabalho local.


Thaisa Freitas, Analista Social Sênior de Meios de Vida do SJMR Boa Vista, ressalta a importância do aprendizado do idioma local como uma estratégia de integração e empoderamento para migrantes e refugiados. Segundo ela, “dominar o português não só facilita a comunicação no dia a dia, mas também proporciona uma sensação de segurança que influencia diretamente na tomada de decisões no novo país”.


Amanda Prola, também Analista Social do SJMR Boa Vista envolvida no projeto, destaca o impacto positivo que cursos como este têm na vida dos alunos. Para ela, a língua é a porta de entrada para o mercado de trabalho no Brasil, e possuir um certificado como esse aumenta significativamente as chances de inserção profissional bem-sucedida.


“Ver o processo de aprendizagem dos alunos, desde a primeira até a última aula, onde todos estão se comunicando de forma fluente, é algo que nos enche de alegria”, ressalta Amanda.
Siga em nossas redes sociais