Visando promover momentos de informação sobre o Tráfico de Pessoas através de dinâmicas sobre a temática, o SJMR Boa Vista realizou uma Jornada Comunitária para 164 migrantes e refugiados, no dia 28 de julho.
A ação faz parte do projeto Integrando Horizontes, uma parceria do SJMR com a Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF) e o Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos, e contou com a distribuição de materiais informativos produzidos em conjunto pelas instituições.
No evento houve uma sessão informativa sobre situações de Tráfico Humano, com exemplificações de casos concretos e alertas sobre os cuidados que deve-se ter, além da apresentação de canais de denúncia que podem auxiliar a denunciar práticas silenciosas sofridas.
“Entendendo que a migração em partes é a busca por melhores condições para uma vida digna, e que muitas das vezes pessoas migrantes e refugiadas por se encontrarem em situação de vulnerabilidade, acabam correndo alguns riscos, principalmente por desconhecimento de informações, além do fato de estarem em um país diferente daquele de origem, podendo ocorrer que alguém se submeta a condição de vítima do tráfico de pessoas. A atividade foi de extrema importância para a população alvo, pois foi nítido que muitas pessoas já passaram por situações, principalmente referente à trabalho, em que alguém já chegou para oferecer altos ganhos salariais para que o migrante trabalhasse em interiores, em outros estados e até mesmo em outros países e propostas como essa já devem ser uma alerta para um possível caso de trabalho escravo e tráfico de pessoas. comenta Thaisa Cristina Girão Freitas, Assistente de Projetos.
Além de Thaisa Freitas, da equipe do SJMR, participaram da ação Larissa Lucena de Melo, Analista de Projetos, Mayra Martins Soares, Gestora de casos, e Luyandria Santos Maia, Oficial de Proteção.