Celebração marca momento de reflexão sobre desafios atuais e agradecimento pelo trabalho em defesa da Amazônia e dos direitos dos migrantes
Na noite de quinta-feira, 26 de setembro, a Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Aparecida, em Manaus (AM), foi palco de uma missa em celebração aos aniversários do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares) e do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR – Manaus). O Sares completou 21 anos de atuação, enquanto o SJMR celebrou seis anos. A missa foi presidida pelos padres Adriano Luís Hahn, SJ, e Silvio Marques, SJ, reunindo representantes de diversas obras da Companhia de Jesus e parceiros, além de membros da comunidade local.
A celebração foi um momento de gratidão pelo trabalho das duas instituições, que se dedicam à defesa da justiça socioambiental e à proteção da Amazônia, seus povos, e dos migrantes e refugiados. Após a missa, houve uma confraternização entre os presentes.
Celebrando 21 anos de missão do Sares
Pe. Adriano Luís Hahn, SJ, Coordenador de Projetos do Sares, destacou em sua fala a relevância do trabalho do Sares, que, desde 2021, tem como foco principal o socioambiental, alinhando-se às Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus, especialmente no cuidado da Casa Comum e na caminhada com os mais pobres. Em seu discurso, ele ressaltou que o Sares promove projetos como o Aprendizagem para a Ecologia Integral, o Ajuri de Incidência Política e o Educação Popular para o Bem Viver, que buscam sensibilizar e formar lideranças locais em temas cruciais como o direito à água, a ecologia integral e a defesa das causas indígenas.
“Assim como no Evangelho de hoje, que menciona Herodes, que compactuou com a violência contra João Batista, hoje também existem Herodes que perpetuam a violência e a exploração ambiental na Amazônia. Esses Herodes são os que apoiam as queimadas, a grilagem e o latifúndio, ameaçando a vida de todos os seres vivos. É por isso que continuamos nossa missão de lutar contra essas injustiças”, afirmou Pe. Adriano.
Compromisso com migrantes e refugiados
Mikely da Silva, Analista Social do SJMR, também falou durante a celebração, refletindo sobre o papel do SJMR em Manaus ao longo dos últimos seis anos. “Oferecemos apoio fundamental a migrantes e refugiados, com cursos de português, emissão de documentos e ajuda na inserção no mercado de trabalho. Cada sorriso conquistado e cada desafio superado são motivo de celebração”, afirmou Mikely. Ela também destacou a importância de renovar o compromisso com o futuro, promovendo dignidade e esperança para todos aqueles que buscam refúgio e uma nova vida na Amazônia.
Ambas as falas enfatizaram o espírito de sinodalidade e colaboração que marcam as ações do Sares e do SJMR, reforçando a parceria com diversas instituições, movimentos e redes que caminham juntos na busca por justiça socioambiental e acolhimento de migrantes e refugiados.
Fonte: Ascom PAAM