O Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) Brasil realizou entre os dias 19 e 21 de outubro em Brasília, o encontro presencial do Conselho Nacional do SJMR, que aconteceu nas dependências do Centro Cultural de Brasília.
Além da apresentação dos serviços que os escritórios do SJMR desenvolvem nos estados do Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Roraima e Santa Catarina, foi trabalhado o tema da Proteção a Exploração e Abuso Sexual no contexto humanitário, facilitado por Denise Dantas com relevante conhecimento e experiência no aprofundamento da temática.
Foi uma oportunidade de rever a missão, visão e valores da rede SJMR Brasil em vista do planejamento estratégico; socializar as boas práticas que estão funcionando em cada escritório, assim como identificar os desafios comuns.
Um passo importante desse encontro foi a construção coletiva dos programas nacionais a partir dos nossos eixos de atuação, que abrange desde a primeira acolhida e proteção, aos desafios da participação na construção da política púbica voltada para as pessoas em migração forçada.
Como nos demais encontros do conselho, não faltou um momento para conversar com as áreas da Ação Social, Recursos Humanos e Contabilidade da província para alinhar processos, tirar dúvidas e melhorar nosso serviço.
Duas organizações que atuam em Brasília-DF junto aos migrantes e refugiados foram visitadas nos dias do encontro. O Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) dirigido pela Scalabriniana Ir. Rosita e a Casa de Acolhida Bom Samaritano dirigida pela Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI), em parceria com a CNBB e o IMDH onde acolhem famílias venezuelanas que saem de Boa Vista-RR em busca de oportunidades de trabalho no DF.
De 7 a 11 de novembro, seis colaboradores do SJMR Brasil estarão participando em Bogotá da Assembleia Continental da Rede Jesuitas com Migrantes Latinoamerica e Caribe, motivamos pelo lema: “O futuro será de esperanças se o construímos juntos”.
Confira as fotos abaixo: