Visando possibilitar o acesso da comunidade migrante a serviços odontológicos, o SJMR através do projeto Integrando Horizontes, uma parceria entre a Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF) e o Escritório de População, Refugiados e Migração do Departamento de Estado dos Estados Unidos, promoveu uma Feira de Saúde Bucal no dia 13 de julho.
A iniciativa foi fruto de uma parceria com o consultório OrtoEstética e levou serviços odontológicos até a comunidade João de Barro, localizada na zona oeste de Boa Vista-Roraima.
Participaram da atividade 170 pessoas, as quais vivenciaram orientações sobre higiene bucal, aplicação de flúor e avaliações com indicações de locais para os beneficiários realizarem o início do tratamento ortodôntico.
“A saúde se constitui enquanto um direito social básico para a efetivação da dignidade humana, levando em consideração isso, o SJMR-BV, por meio do Programa Integrando Horizontes, entendendo que a comunidade João de Barro se trata de um local afastado e de difícil acesso, no qual não há postos de saúde e hospitais próximos. Então, como forma de mitigação a carência de acesso à saúde naquela região, pudemos proporcionar o acesso à saúde bucal para as pessoas que ali vivem, que se trata de populações migrantes, refugiadas e brasileiras”, comenta Thaisa Cristina Girão Freitas, Assistente de Projetos do SJMR.
A ação contou com a distribuição de kits de higiene bucal para os participantes.
Da equipe do SJMR, além de Thaisa Freitas, participaram Larissa Melo, Analista de Projetos, Ives Breno, Psicólogo Comunitário, Mayra Martins, Gestora de casos, Luis Hoyos, Analista Social, e Thales Smith, Estagiário de Documentação.
Confira os principais registros da atividade abaixo.