SJMR participa da I COMIGRAR em Santa Catarina

No dia 18 de maio, a Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) foi palco da I Conferência de Migrações, Refúgio e Apatridia (COMIGRAR) de Santa Catarina, no modelo híbrido. Esse formato permitiu a participação inclusiva de diversos migrantes e refugiados residentes nos municípios do interior do estado, como é o caso do oeste catarinense, onde uma significativa população migrante e refugiada contribui ativamente para as indústrias locais.


A I COMIGRAR SC contou com a presença e colaboração de uma ampla gama de instituições e organizações comprometidas com a promoção da igualdade, integração e dignidade dos migrantes e refugiados em Santa Catarina. Entre elas, destacam-se o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a Gerência de Igualdade Racial e Imigração de SC (GEIRI), a Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), os Círculos de Hospitalidade, a Universidade da Fronteira Sul (UFF), a Rede de Estudos e Pesquisas sobre Migrações Internacionais (REDEVEN), a Pastoral do Imigrante – Missão Scalabrini, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e o Observatório de Migrações da UDESC.


A participação de aproximadamente 200 pessoas, tanto de forma online quanto presencial, possibilitou discussões profundas e construtivas, nas quais foram elaboradas propostas concretas para enfrentar os desafios enfrentados pelos migrantes e refugiados em Santa Catarina. O processo democrático e inclusivo culminou na eleição de oito delegados que representarão o estado na conferência estadual, ampliando assim a voz e a representatividade desses grupos na formulação de políticas públicas migratórias.


Além disso, a presença marcante de organizações da sociedade civil, incluindo aquelas lideradas por migrantes e refugiados, evidenciou o compromisso coletivo em buscar soluções eficazes e inclusivas para as questões migratórias em nosso estado. As propostas elaboradas durante a I COMIGRAR serão agora levadas a outras instâncias dos entes federativos pelas organizações participantes, visando influenciar positivamente políticas e práticas em níveis estadual e federal.

Siga em nossas redes sociais