O Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) e a Coordenação Executiva Nacional (CNE) da CVX – Brasil (Comunidade de Vida Cristã), assinaram a extensão do convênio que mantinham entre si para o final de 2023.
Convênio que é responsável por destinar recursos ao projeto “Microcrédito solidário”, que disponibiliza bens de produção e matéria prima para empreendedores migrantes/refugiados.
A assinatura ocorreu no escritório nacional do SJMR Brasil, localizado no Centro Cultural de Brasília (CCB), e contou com a presença de: Agnaldo Junior SJ – Diretor Nacional do SJMR, Rafael Péria – Coordenador Administrativo Financeiro SJMR, Marcelo Lemos – Analista de Relações Institucionais do SJMR, o casal Wellington e Elisiê (CVX Bom Luciano), Pe. Miguel Martins – Diretor do CCB, Rafael Finatti – Coordenador Nacional da CVX, , Helma Janielle – Vice Coordenadora Nacional da CVX, Ana Conceição – Tesoureira da CEN-CVX.
Após firmarem o trato, os diretores visitaram a casa da empreendedora Benilde da Agail Festa, venezuaelana beneficiada com o “Microcrédito solidário”, que hoje produz bolos, kit festas e produtos típicos da Venezuela.
Na ocasião, Benilde contou um pouco de sua história de vida, das dificuldades que está vivendo e do que ela quer para o futuro que envolve fortalecer seu negócio.
A empreendedora sonha em comprar uma casa para se estabilizar no Brasil, e seguir com o tratamento de seu filho que necessita de cuidados especiais.
Sobre o projeto Benildes disse: “Vocês precisam selecionar pessoas que já tenham algo minimamente iniciado, porque quem ainda não tem ou terá mais dificuldades ou não possui o perfil de empreendedor que é necessário para se manter perseverante com tantas dificuldades”
Posteriormente, Pe. Agnaldo levou a equipe para conhecer o trabalho da Cáritas junto aos indígenas waraos da Venezuela, que expuseram um pouco de sua cultura e seu artesanato aos presentes.
Confira as fotos abaixo: