No ano de 2024, o acordo de parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) marca uma expansão significativa dos serviços oferecidos para a população migrante e refugiada em Boa Vista.Na última semana de fevereiro, o SJMR começou a atuar no Posto de Triagem e Recepção (PTRIG) da cidade.
A rotina diária no PTRIG inicia com a triagem pela manhã, um processo crucial para compreender os perfis e necessidades da comunidade em busca de abrigo e proteção. Prioridades legais e vulnerabilidades são consideradas durante essa fase. As pessoas então são encaminhadas para dentro do posto, onde aguardam atendimento mediante a distribuição de senhas.
Durante o atendimento, são conduzidas escutas atentas às histórias e demandas dos refugiados, seguidas pela alocação de vagas e encaminhamentos para a rede local de assistência. Ao final do processo, é tomada a decisão quanto ao envio ou não dos perfis para os abrigos disponíveis.
Essa iniciativa reforça o compromisso conjunto do ACNUR e do SJMR em proporcionar condições dignas e adequadas para aqueles que buscam refúgio e assistência em Boa Vista.