O Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR), em colaboração com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Nova Cidade e a ONG Humanidade Mais Que Fronteiras, realizou uma série de jornadas de pré-documentação na comunidade de Nova Cidade, em Boa Vista.
A ação teve como objetivo oferecer um apoio abrangente aos migrantes e refugiados que se encontram em situação de vulnerabilidade, especialmente em bairros remotos da cidade. Durante o evento, voluntários e parceiros do CRAS e da ONG trabalharam lado a lado com a equipe do SJMR para auxiliar os participantes no processo de regularização documental.
A regularização documental é um passo fundamental para os migrantes e refugiados, pois abre portas para o acesso a uma série de serviços e benefícios essenciais, como educação, cuidados de saúde, assistência social e oportunidades de emprego formal. Isso não apenas melhora a qualidade de vida dos migrantes e refugiados, mas também contribui para sua integração efetiva na sociedade, criando uma comunidade mais coesa e inclusiva.
Pedro Henrique, estagiário no setor de Documentação do SJMR, enfatizou a importância desse esforço conjunto: “A regularização abre ainda portas para o acesso a serviços e benefícios essenciais, o que não apenas melhora a qualidade de vida dos migrantes e refugiados, mas também contribui para sua integração efetiva na sociedade, criando uma comunidade mais coesa e inclusiva.”
Essa iniciativa representa mais um passo significativo na busca por uma sociedade mais acolhedora e inclusiva para aqueles que buscam refúgio e oportunidades em Boa Vista. O SJMR, em parceria com o CRAS Nova Cidade e a ONG Humanidade Mais Que Fronteiras, reitera seu compromisso de continuar apoiando os migrantes e refugiados na região.