Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados no Brasil: 5 anos da missão em Manaus

No dia 01 de outubro, o escritório do SJMR em Manaus completou 5 anos de trabalho em prol dos migrantes e refugiados. Em alusão a data, o Conselho Nacional do SJMR esteve na capital amazonense durante a primeira semana do mês, reunido para avaliação dos meses do ano corrente e planejamento estratégico de 2024.


O Conselho visitou o escritório no primeiro dia em Manaus, quando pode confraternizar com a equipe local, além de conhecer o novo estagiário Hélio e colegas da ESPRO, parceiros do SJMR no ensino profissionalizante.

Durante a semana de planejamento, na Chácara Dom Luciano, os coordenadores dos escritórios compartilharam as boas práticas que estão executando a nível local, checaram as metas estabelecidas na primeira reunião presencial do ano em Porto Alegre e discutiram um plano de ação para encerramento de 2023 e início de 2024.

Seguindo a lógica do planejamento, a mudança da direção nacional demandou muita dedicação da equipe, que começou ouvindo as trajetórias de Padre Agnaldo Junior, atual diretor do SJMR, e de Flávia Reis, coordenadora do escritório em Boa Vista e futura diretora. O momento foi marcado por uma retrospectiva do Serviço no Brasil, as conquistas, os desafios e as expectativas.

Para contribuir com a discussão sobre e na região Amazônica, o Delegado para a PAAM, Pe. David, esteve conversando com a equipe e reforçando essa nova configuração de somar com as outras entidades, baseado na preferência apostólica. No encerramento do encontro, Padre Agnaldo Jr celebrou uma missa campal, oportunidade que a equipe pode dar graças pelos dias reunidos.

5 anos do SJMR em Manaus

Há quase uma década, em 2012, um grupo dedicado em Manaus uniu forças com a Pastoral do Migrante local para acolher e auxiliar os imigrantes haitianos, dando origem ao “Pró Haiti”. Simultaneamente, em Belo Horizonte, também surgia ação semelhante. A convergência dessas iniciativas resultou na formação da Rede do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) em 2017. No ano subsequente, os escritórios do SJMR foram inaugurados em Boa Vista e Manaus, com o objetivo de atender às demandas relacionadas ao fluxo venezuelano.

Siga em nossas redes sociais