Roda de Conversa sobre Prevenção a Violência Baseada em Gênero em Novo Hamburgo

No dia 17 de junho, a equipe do SJMR São Leopoldo aliou-se às lideranças comunitárias da Comunidade Asa Branca, no bairro Sarandi em Porto Alegre, para promover um mutirão de atendimentos aos moradores da região, que foram atingidos pelas enchentes de maio de 2024. Realizado dentro do CTG da Comunidade Asa Branca, o Encontro Coletivo e Mutirão de Atendimento atendeu a população residente no local, migrantes e brasileiros. Houve a participação de 174 participantes, moradores da região que foram atingidos pelas enchentes de maio de 2024.


A comunidade Asa Branca se localiza dentro do bairro Sarandi, na zona norte de Porto Alegre, e foi um dos locais mais atingidos pelas enchentes que ocorreram no mês de maio/2024 e afetou diversos municípios do Rio Grande do Sul. Nesta comunidade, há uma alta incidência de população migrante, majoritariamente venezuelana, que reside em uma das ocupações da comunidade. A Ocupação Farroupilha, localizada dentro da Comunidade Asa Branca, até o momento das enchentes, era um espaço ocupado, em sua maioria, por famílias migrantes venezuelanas.


O objetivo da atividade foi apresentar o trabalho desenvolvido pelo SJMR (seus setores e técnicos) e prestar apoio aos moradores da comunidade que estão enfrentando as consequências da situação de calamidade pública no município de Porto Alegre. O evento contou com a participação de uma técnica da ACNUR, que acompanhou e realizou atendimentos conjuntos, além da parceria com a associação do Banco Comunitário Asa Branca, líderes e representantes comunitários, e os moradores que receberam os atendimentos.

Siga em nossas redes sociais