Oportunidade de empregabilidade para mulheres migrantes em Belo Horizonte

Em abril, a equipe do SJMR em Belo Horizonte e da Organização Internacional para as Migrações (OIM) realizaram uma visita à REFRAMAX, empresa que está prestes a expandir suas operações para a América Latina e Europa, nos próximos 3 a 4 meses. Com essa expansão, surge uma demanda significativa de mão de obra, estimada em mais de 2.300 funcionários, com grande parte dessas vagas sendo de natureza operacional.


Durante a visita, foram apresentadas as oportunidades de emprego previstas pela REFRAMAX, destacando a possibilidade de vagas em diversas regiões, como interiorização ou mutirões em Belo Horizonte e sua região metropolitana. Ressaltaram ainda a oportunidade de crescimento oferecida pela empresa e compartilhoram experiências positivas na contratação de migrantes.


Um dos principais pontos discutidos foi a necessidade de mobilidade pelo Brasil e exterior, devido à natureza temporária e dispersa das obras da empresa. No entanto, o aspecto mais interessante foi o compromisso da REFRAMAX em formar profissionais qualificados, como soldadoras e pedreiros refratários, oferecendo inclusive a assinatura da Carteira de Trabalho desde o início do curso e garantindo absorção pela empresa após a conclusão.


Destacamos também o foco em formar mulheres, com uma parceria estabelecida com o SENAI para iniciar turma em junho. A empresa está empenhada em colaborar com a divulgação e o sucesso dessa oportunidade, buscando mulheres qualificadas para integrar sua equipe.


As principais áreas de obras no Brasil são Rio de Janeiro, Ouro Branco e Ipatinga (MG), além da região nordeste. A intenção da empresa em profissionalizar e integrar migrantes, especialmente mulheres, impacta positivamente toda uma rede de pessoas envolvidas, demonstrando um compromisso genuíno com a inclusão e a igualdade de oportunidades.

Siga em nossas redes sociais