Migrantes e Refugiados se formam no Curso de Português Básico em Manaus

Evento de formatura contou com a participação de 30 alunos, além da presença da nossa diretora nacional Flavia Reis.


O SJMR, em parceria com INDITEX, realizou um curso de português básico na cidade de Manaus/AM, que resultou na formatura de 30 alunos migrantes e refugiados. Além de Flávia Reis, diretora nacional do SJMR, a professora responsável pelo curso e o Instituto Centro de Estudo Tecnológico (Centec) também estiveram presentes para a entrega dos certificados.


A formatura foi organizada com o tema de festa junina, visando promover e compartilhar um pouco da cultura brasileira, especialmente em relação aos festejos realizados no mês de junho. A escolha desse tema teve como objetivo proporcionar um momento de imersão cultural, no qual os participantes puderam vivenciar e reconhecer um pouco mais da riqueza cultural do Brasil.


Daniela Velasquez, 19, aprimorou suas habilidades com a língua portuguesa. “Minha experiencia no curso de português foi muito boa, consegui aprender o alfabeto, conhecer as letras, os verbos, os pronomes e muitas coisas que foram ministradas durante o curso”. A estudante de psicologia também apreciou os benefícios ofertados para a manutenção do curso. “Algo que também gostei bastante foi a organização dos responsáveis… a ajuda prestada no curso, como vale transporte, os lanches, e materiais como lápis, borracha, caderno, apostila, foram coisas muito necessárias”, acrescentou.


Responsável pela execução do projeto da Inditex em Manaus, Mikely Silva vê o curso como uma experiência de sucesso: ” É gratificante testemunhar a evolução daqueles que, ao chegarem, possuíam pouco conhecimento do idioma, e hoje conseguem se comunicar em português. Essa transformação não apenas me alegra como profissional, mas também como ser humano, pois saber que agora vocês podem se comunicar com outras pessoas é motivo de grande satisfação”. A analista social também espera voos mais altos dos alunos recém formados: “Desejo sinceramente que as conquistas obtidas abram portas para oportunidades de emprego e crescimento, e reitero o compromisso da nossa instituição em acolher e apoiar migrantes e refugiados de todas as nacionalidades. Estamos sempre dispostos a oferecer suporte e oportunidades para aqueles que buscam reconstruir suas vidas em um novo país.”

Siga em nossas redes sociais