Equipes de assistência humanitária unem esforços para estratégias de saída dos abrigos em Boa Vista

No 1º dia de março, um importante encontro reuniu equipes de assistência humanitária no escritório do SJMR Boa Vista. Estavam presentes: o setor de Meios de Vida do SJMR, a coordenadora local Mirella Vasconcelos, a equipe de PARTCOM e Soluções Duradouras da Fraternidade Sem Fronteiras (FSF), assim como as equipes de Proteção de Base Comunitária e Soluções Duradouras da AVSI Brasil.


O objetivo central da reunião foi apresentar estratégias de saída dos abrigos, desenvolvidas pelo SJMR em parceria com ACNUR: o Narunoko e o Novo Caminhar. Ambos os projetos foram concebidos com o propósito de facilitar a transição dos residentes dos abrigos para uma vida mais autônoma e sustentável, contando com apoio crucial da CBI (Cash Based Intervention). O Narunoko, voltado para os abrigos indígenas “Waraotuma a Tuaranoko” e Jardim Floresta, e o Novo Caminhar, destinado aos abrigos não-indígenas Rondon 1, Rondon 5 e Pricumã.


Durante a reunião, os participantes apresentaram todas as etapas dos projetos, compartilharam experiências de turmas anteriores e exibiram fotos e relatos dos participantes. Além disso, houve uma discussão detalhada sobre como cada agência contribuirá para a construção e efetivação desses programas inovadores. Ao final do encontro, com as parcerias interagenciais devidamente alinhadas, foi elaborado um cronograma de atividades para o mês de março. Este cronograma servirá como um guia para as equipes gestoras em cada abrigo da Operação Acolhida, garantindo uma implementação eficaz e coordenada das estratégias de saída dos abrigos.

Siga em nossas redes sociais