Dia da Mulher no SJMR Boa Vista: Migrantes e refugiadas capacitadas para o mercado de trabalho

No dia 22 de março, como parte das iniciativas em comemoração ao mês da mulher, o setor Meios de Vida do SJMR Boa Vista promoveu um evento emocionante: a entrega de certificados do curso de “Operadora de Caixa”. Essa capacitação, realizada em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), teve como propósito fundamental proporcionar habilidades técnicas e oportunidades de emprego para mulheres migrantes e refugiadas.


Ao longo das aulas, vinte participantes tiveram a oportunidade não apenas de aprender as operações básicas de caixa, mas também de desenvolver habilidades em transações financeiras, atendimento ao cliente e resolução de problemas comuns em ambientes de varejo e serviços financeiros. O curso não se restringiu apenas às competências técnicas, mas também enfatizou o desenvolvimento de habilidades interpessoais e de comunicação, reconhecidas como essenciais para o mercado de trabalho atual.


A entrega dos certificados marcou o término dessa etapa de capacitação, reconhecendo as conquistas individuais das participantes e as preparando para ingressar no mercado de trabalho como operadoras de caixa em diversas empresas e estabelecimentos da região. Mais do que apenas fornecer habilidades técnicas, essa iniciativa representa um passo crucial na integração social e econômica dessas mulheres na comunidade local.


Xiomara Del Valle, uma das participantes do curso, relatou a importância da formação: “Este curso não apenas me deu novas habilidades, mas também me deu confiança para buscar oportunidades no mercado de trabalho local. Estou muito grata pela oportunidade.”


Thaisa Freitas, Analista Social Sênior do SJMR, enfatizou o compromisso da organização em não apenas fornecer conhecimentos técnicos, mas também criar oportunidades reais de emprego e empoderamento para as mulheres da comunidade. “Nosso objetivo é oferecer suporte desde a elaboração de currículos até a identificação de vagas de emprego locais para encaminhá-las”, destacou.

Siga em nossas redes sociais