Caravana pela Hospitalidade proporciona vivências de cultura, hospitalidade e interculturalidade em Porto Alegre

Com a proposta de dinamizar uma ação transformadora e refletir sobre o contexto da migração, entre os dias 08 de agosto à 13 de agosto, o SJMR Porto Alegre recebeu a visita da Natália Salazar e Luís Fernando Gomez, coordenadores da dimensão de Hospitalidade da Rede Jesuíta com Migrante na América Latina e Caribe (SJM-LAC), que realizaram diversas atividades acompanhados pela equipe do SJMR Porto Alegre e apoiados pelo ACNUR e pela PADF. 

No dia 08, a Caravana pela Hospitalidade passou pela Fundação Fé e Alegria, realizando uma atividade com os adolescentes atendidos pelo serviço, educadores e técnicos. No encontro Luis Fernando e Natalia tocaram músicas, e propuseram uma vivência de sensibilização sobre a migração e a importância da hospitalidade no acolhimento de migrantes, através do reconhecimento da nossa humanidade e da humanidade do outro.

Na terça-feira (09) a Caravana foi recebida pelos alunos do curso de Relações Internacionais da UNISINOS, promovendo uma atividade sobre a relevância do acesso aos direitos fundamentais pelos migrantes e refugiados e da  hospitalidade, como um meio para proporcionar o acesso a proteção e dignidade humana.  O encontro foi recheado de canções e dinâmicas com o objetivo de exercitar a alteridade e o respeito ao outro, assim como, a sensibilização sobre a situação das pessoas em mobilidade humana. No total, a atividade contou com a participação de 35 pessoas, incluindo  alunos e professores do curso. 

No dia 10, quarta-feira, a Caravana marcou presença na Biblioteca Comunitária Aninha Peixoto onde desenvolveu a roda de conversa sobre hospitalidade com migrantes e refugiados que moram na zona Norte de Porto Alegre. A atividade iniciou com uma canção conhecida pelos migrantes venezuelanos, proporcionando momentos muito emocionantes e muitas trocas de experiências. Ao total participaram 22 pessoas no encontro, entre elas, migrantes venezuelanos e brasileiros. 

Na manhã de quinta-feira, foi realizada uma conversa com um grupo de usuários atendidos pelo SJMR, no espaço do serviço, contando com a participação de 9 pessoas, em sua maioria venezuelanas. Na parte da tarde, a Caravana foi ao Colégio Anchieta, onde foram recebidos por alunos do Ensino Médio das disciplinas eletivas de Cinema e História e Socioambiental, além de intercambistas e ex-alunos convidados. A proposta da caravana foi explorar a dimensão da cultura de acolhida e hospitalidade através do exercício da alteridade e o reconhecimento da dignidade humana das pessoas que estão em mobilidade humana.

Por fim, na sexta (12), houve uma atividade com os colaboradores do SJMR Porto Alegre e Florianópolis, com a presença dos jesuítas, do irmão Vanderley Backes e do Professor Wesley Heleno e Oliveira. No período da tarde, foi realizado um piquenique de confraternização com os colaboradores, voluntários, residentes e promotoras comunitárias ligadas ao Serviço de Porto Alegre, totalizando 20 participantes. 

“Para mim, foi incrível poder receber Naty e Luís e acompanhá-los nas diversas atividades da agenda da caravana pela hospitalidade. Eles conseguem sensibilizar as pessoas para as diversas situações que envolvem a mobilidade humana, de uma maneira muito especial. A música toca e promove o chamada para alteridade, hospitalidade e acolhimento.” comenta Juliana Camelo, Analista Social do SJMR Porto Alegre.

Para saber mais sobre a Caravana pela Hospitalidade acesse https://www.redjesuitaconmigranteslac.org/caravana-por-la-hospitalidad-2022  

#SoyH #OtroPassoMás #Hospitalidad

Siga em nossas redes sociais