O Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) recebeu, no domingo (23), o Prêmio de Comunicação Dom Hélder Câmara, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na categoria trabalhos jornalísticos publicados em sites. Assinada por Monalisa Coelho, a matéria vencedora foi “Vínculo de trabalho permite que migrantes e refugiados se integrem à sociedade brasileira”.
A reportagem conta a trajetória do beninense Abdoul Razack, que chegou ao Brasil por um convênio de graduação do Governo Federal e consolidou sua formação acadêmica e profissional no país.
O texto acompanha o percurso de Abdoul desde 2014: graduação em Economia, especialização em demografia e participação em projetos de extensão e ações culturais voltadas para a comunidade migrante. Todas essas experiências e oportunidades fizeram com que ele se tornasse um multiplicador de ações para a integração de migrantes e refugiados à sociedade.
A reportagem vencedora também mostra o trabalho do SJMR neste processo de regularização migratória. Em 2022, o Serviço Jesuíta encaminhou Abdoul para uma vaga em um escritório de advocacia em Belo Horizonte (MG) e conduziu o pedido de autorização de residência.
Ao receber o prêmio, Monalisa ressaltou o caráter humano e social da conquista. “Dedico esse prêmio a todas as pessoas em situação de deslocamento, porque migrar é um direito”, afirmou.

Histórico na premiação
O SJMR já foi premiado antes. Na edição de 2022, foram dois reconhecimentos: o prêmio na categoria Cinema, modalidade curta-metragem, com o documentário “Meu corpo, minha fronteira”, dirigido por Eduardo Mossi, e na categoria Imprensa, modalidade revista, com o Relatório Anual do SJMR, sob responsabilidade da jornalista Janaina Santos.
Criados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, os Prêmios de Comunicação têm como objetivo reconhecer trabalhos jornalísticos e culturais de profissionais de comunicação que promovem a dignidade humana e os valores do Evangelho. A iniciativa contempla diversas áreas e possui caráter exclusivamente cultural, sem envolver sorteios ou exigências financeiras.
É possível ler a matéria completa neste link e assistir a entrega dos prêmios clicando aqui.