O SJMR São Leopoldo, em conjunto com a Associação de Haitianos do Vale do Taquari (ASIHVAT), promoveram um mutirão na região: “Pensando sobre Proteção Psicossocial”, na semana de 15 a 18 de setembro, no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Avícolas e Alimentação em geral de Lajeado e Região (STIAL), no município situado no Rio Grande do Sul.
A ação foi desenvolvida com pequenos grupos ao longo desse período, onde foi possível apresentar não somente os serviços prestados pelo SJMR para que pudessem conhecer a rede de apoio que têm à disposição, mas também reforçar orientações sobre direitos fundamentais, especialmente referente ao acesso ao CRAS e documentações.
Nessas ações, foram contemplados 353 migrantes e refugiados. As nacionalidades incluíram países como: Haiti, Angola, Senegal, Guiné-Bissau, Gana, Congo, Marrocos, Venezuela, Colômbia, Cuba e outros.
A missão foi um retorno após outros momentos construídos naquele território, pois a região foi uma das mais afetadas no estado pelas enchentes de 2024 e, infelizmente, novamente em 2025 (em menor escala). Em decorrência disso, muitos migrantes e refugiados acabaram tendo prejuízos consideráveis, já que residem majoritariamente em bairros centrais, que alagam com maior facilidade. Por conta disso, foi ofertado um cartão de apoio pontual para mitigar riscos.
Além da oferta do cartão, também foram distribuídas cartilhas sobre como trabalhar no Brasil e as principais leis trabalhistas, traduzidas para o francês (maior demanda). Esses materiais foram distribuídos aos participantes, aos sindicatos locais, à ASIHVAT e ao CRAS Centro, onde foi realizada uma visita de aproximação para construções coletivas.