Hospitalidade da Rede Jesuíta com Migrantes visita Manaus

A dimensão de Hospitalidade da Rede Jesuíta com Migrantes da América Latina e Caribe, nas pessoas de Luis Fernando Gómez e Natalia Salazar, visitaram o escritório do SJMR em Manaus. Durante a semana em que estiveram lá, também se fizeram presentes, a diretora nacional do SJMR, Flávia Reis, e a coordenadora de Boa Vista, Mirella Araújo. Foram realizadas diversas atividades com diferentes grupos da comunidade local e profissionais da área humanitária.


No primeiro dia, Luis e Natália realizaram uma atividade com a Pastoral dos Migrantes, junto as alunas de corte e costura. Já no segundo dia, foi realizada uma atividade na casa das Irmãs da Caridade, para o público de migrantes e refugiados atendidos no local. Essa oportunidade proporcionou um momento de acolhimento e partilha entre os visitantes e os residentes, promovendo a empatia e a solidariedade. Pela tarde do mesmo dia, o grupo visitou a comunidade da Zona Leste, onde foram recebidos pelo Grupo de Mulheres Empoderadas.


No terceiro dia, a atividade foi com os profissionais do Instituto Mana, fortalecendo parcerias. À tarde, ocorreu uma atividade no Núcleo Apostólico com todas as obras dos Jesuítas locais, reforçando o compromisso comunitário e o trabalho conjunto em prol do bem-estar coletivo.


O SJMR organizou ainda uma atividade de hospitalidade especial: uma visita cultural a uma aldeia indígena. Essa iniciativa proporcionou aos convidados e visitantes a oportunidade única de mergulhar na riqueza cultural da região amazônica, conhecendo de perto as tradições, costumes e modos de vida das comunidades locais. Essa experiência enriquecedora contribuiu para promover o respeito, a valorização e a compreensão da diversidade cultural presente na região, fortalecendo os laços de solidariedade e intercâmbio entre os participantes.


Foi uma semana special de interação e acolhimento, segundo a analista social de Manaus, Mikely da Silva. “Durante essa experiência, foi possível demonstrar não apenas a importância de acolher as pessoas atendidas e as comunidades locais, mas também de estender essa hospitalidade aos parceiros da área humanitária e às equipes das obras da Companhia de Jesus”. Ela destaca que a presença e o envolvimento de todos os participantes nesse processo reforçam o compromisso compartilhado em promover valores de solidariedade, respeito e compreensão mútua durante essa campanha. Essa vivência evidencia como a colaboração e o trabalho conjunto podem gerar momentos de genuína conexão e apoio mútuo, fortalecendo os laços de fraternidade e empatia em busca de um mundo mais inclusivo e acolhedor.

Siga em nossas redes sociais