Projeto “Ven, Tú Puedes”, elaborado pela Visão Mundial e implementado pelo SJMR, realiza ações em abrigos de Manaus

Home / Brasil / Projeto “Ven, Tú Puedes”, elaborado pela Visão Mundial e implementado pelo SJMR, realiza ações em abrigos de Manaus

Orientar, cadastrar e fazer currículo, cadastro no banco de talentos e na plataforma de banco de empregos e emissão da Carteira de Trabalho Digital foram algumas das atividades realizadas pelo projeto “Ven, Tú Puedes”, nos dias 12 e 13 deste mês, na Casa de Estudantes Indígenas Tikuna – Sede da AME Amazonas, e Abrigo Nova Esperança, em Manaus (AM).

O projeto “Ven, Tú Puedes” é uma ação da Visão Mundial Brasil, implementada em parceria com o SJMR Manaus e que conta com apoio do Bureau of Population, Refugees and Migration (PRM). A ação também contou com uma sessão informativa sobre os atendimentos on-line do SJMR Manaus, orientações sobre serviços da Visão Mundial, além de fomentar a empregabilidade e o empreendedorismo dos migrantes e refugiados.

A iniciativa contou com a participação das analistas sociais do SJMR Manais Nageane Soares, Dalila Mesquita e Mikely Silva e das estagiárias de Serviço Social. “É de suma importância esse tipo de ação para sanar as dúvidas e facilitar o acesso aos serviços que prestamos. A maioria dessas pessoas não tem conhecimento necessário sobre como ingressar no mercado de trabalho no Brasil, como se portar em uma entrevista de emprego, quais as documentações necessárias para ingressar no mercado de trabalho e como confeccionar um bom currículo, principalmente traduzi-lo em português”, relata Nageane Soares.

Casa de Estudantes

No dia 12, participaram da ação na Casa de Estudantes Indígenas Tikuna – Sede da AME Amazonas, cerca de 20 pessoas, na maioria mulheres na faixa etária entre 18 a 59 anos. Grande parte dos participantes estavam em busca de ingressar no programa Jovem Aprendiz.

Ainda na Casa de estudantes Tikuna, houve também a visita de Daiane Lima, Coordenadora da Visão Mundial – Manaus, juntamente com os mobilizadores locais da Visão Mundial – Manaus. Durante essa visita eles puderam acompanhar as atividades do SJMR Manaus e falar das suas atividades sobre o empreendedorismo.

Abrigo Nova Esperança

Já entre migrantes, solicitantes de refúgio e refugiado venezuelanos que habitam no abrigo Nova Esperança, participaram em torno de 20 pessoas, na maioria mulheres e adolescente na faixa etária entre 14 a 21 anos, em busca de ingressar no programa Jovem Aprendiz.

“Através desse tipo de evento os migrantes aumentam as chances de conseguir um emprego para se inserirem no mercado de trabalho e ter uma oportunidade de renda”, finaliza Nageane.

*Este projeto foi financiado por um subsídio do Departamento de Estado dos Estados Unidos. As opiniões, descobertas e conclusões aqui declaradas são de responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente as do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Deixe um Comentário