SMJR Brasil amplia a articulação e o fortalecimento da Rede de Apoio na Bahia

Home / Bahia / SMJR Brasil amplia a articulação e o fortalecimento da Rede de Apoio na Bahia

Com intuito de ampliar e fortalecer as iniciativas de assistência às pessoas migrantes e refugiadas no estado da Bahia, o SMJR Brasil realizou uma série de encontros com instituições e organizações que apoiam a causa migratória, no dia 13 de maio.  

Estavam presentes nas reuniões, o Pe. Agnaldo Júnior, diretor nacional do SJMR Brasil; Mariângela Nascimento e Luciana Lopes do Núcleo de Apoio aos Migrantes e Refugiados (NAMIR/UFBA); Prof. Neuton Silva Neto, coordenador docente do Núcleo de pesquisa e Extensão em Relações Internacionais (NURI| UNIJORGE); e os representantes das organizações religiosas:  Pe. Jaime e Márcia Mota (Serviço Pastoral do Migrante – Santuário Nossa Senhora Aparecida);  Pe. José Carlos e Sandra (Ação Social Arquidiocesana (ASA);  Ir. Silva Ir. Cláudia da Imaculada Conceição da Mãe de Deus.  

Em busca de construir ações efetivas para com os desafios apontados pelos migrantes e refugiados, a partir de eixos temáticos, a agenda de encontros teve início com os representantes da NAMIR e marcou a consolidação da parceria com a SJMR. Ainda está sendo desenvolvida uma articulação junto ao Comitê Estadual, composto por diversas instituições governamentais e não-governamentais.

Núcleo de Apoio aos Migrantes e Refugiados (NAMIR/UFBA)

Na sequência, o segundo encontro foi realizado com o professor Neuton Neto. Entre os temas abordados, foram discutidos: o trabalho desempenhado pela SJMR Brasil e sua atuação local, a ampliação da rede a partir de voluntariados de alunos do curso de Relações Internacionais e a criação de eventos e campanhas temáticas visando a valorização das culturas de refugiados e migrantes. 

A última reunião da agenda, entre as organizações religiosas, seguiu com objetivo de delimitar estratégias de atuação em parceria com a ASA. Na ocasião foram abordados, o alinhamento de ações visando o direcionamento de uma rede de assistência espiritual aos migrantes e a articulação de atividades de atendimentos em uma parceria entre o SJMR e SPM no espaço da ASA, em Salvador. 

O diretor nacional do SJMR Brasil, Pe. Agnaldo Júnior reforçou a importância desse movimento. “Hoje, para construirmos ações efetivas, o caminho passa pelo trabalho em rede”, afirma.  

Deixe um Comentário