SJMR Porto Alegre aborda o acolhimento a migrantes durante Workshop do ACNUR em Esteio

Home / Belo Horizonte / SJMR Porto Alegre aborda o acolhimento a migrantes durante Workshop do ACNUR em Esteio

Nos dias 6 e 7 de novembro, o município de Esteio (RS) sediou o workshop sobre “Boas Práticas em Integração Local de Refugiados”.  O evento, promovido pela Agência da ONU para Refugiados (Acnur), contou com a presença de capacitores do International Rescue Committee (IRC), colaboradores do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) de Porto Alegre e Belo Horizonte e entidades que atuam em programas de atendimento a migrantes, refugiados e reassentados no Rio Grande do Sul.

O município de Esteio tornou-se referência na interiorização de venezuelanos. A localidade já acolheu 224 venezuelanos, e o SJMR Porto Alegre acompanhou por um ano todo o trabalho de reassentamento.

Entre os temas abordados no workshop estavam o Marco Legal e Direitos dos Refugiados no Brasil; a promoção da autossuficiência dos migrantes; o empoderamento econômico; o atendimento ao sobrevivente de traumas; o engajamento comunitário e culturais das pessoas migrantes.

O SJMR esteve presente no workshop com a participação de Karin Wapechowski, Carla Duarte, Carolina César e Camila Pedro, colaboradoras do escritório do SJMR Porto Alegre e Nathália Oliveira do SJMR Belo Horizonte.

Deixe um Comentário