Webinar auxilia empresas na contratação de pessoas migrantes e refugiadas

Home / Brasil / Webinar auxilia empresas na contratação de pessoas migrantes e refugiadas

O crescente fluxo migratório trouxe para o Brasil milhares de pessoas em busca de novas oportunidades e qualidade de vida. Conquistar um novo emprego é um dos primeiros objetivos dessa nova fase, e para incentivar as inciativas de empregabilidade na região sul, o SJMR Porto Alegre está promovendo o Webinar “Refugiados e Migrantes na sua Empresa: contratações que mudam vidas”. O objetivo é sensibilizar empresas, gestores e profissionais de RH na contratação de migrantes e refugiados, promovendo inserção local e a conquista da autonomia financeira para essas pessoas. As inscrições estão sendo realizadas pelo link http://bit.ly/contrate_migrante.

O Webinar, que conta com o apoio da Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF) e Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos por meio do Programa “Integrando Horizontes”, será realizado virtualmente na próxima quarta-feira (28), às 11h, por meio da plataforma Microsoft Teams. O evento é direcionado a profissionais de RH, gestores e empresários que tenham interesse e/ou dúvidas sobre os procedimentos de contratação de refugiados e migrantes. Durante o evento online também serão apresentadas algumas experiências bem-sucedidas de contratação por parte das empresas parceiras do SJMR Porto Alegre.

“O SJMR trabalha em prol do fortalecimento da rede de apoio a migrantes e refugiados para facilitar a integração socioeconômica e comunitária dessa população. A parceria com empresas é fundamental nesse processo, visando a garantia de uma oportunidade de trabalho para migrantes e refugiados e promovendo a diversidade dentro das empresas”, relata Lucas Nascimento, coordenador do SJMR Porto Alegre.

O relatório divulgado pela empresa de consultoria McKinsey em 2019 aponta que empresas com quadro de funcionários que incluem estrangeiros são 35% mais propensas a ter retornos financeiros, ficando acima de suas respectivas concorrentes na indústria nacional. Segundo a pesquisa, todas as empresas participantes consideram a diversidade de nacionalidades no corpo de colaboradores como algo positivo.

A presença de pessoas migrantes estimula a criação e amadurecimento da cultura de respeito, minimiza as chances de conflitos e de ocorrências dos casos de racismo, preconceito e xenofobia entre os colaboradores. De acordo com Lucas, outro aspecto importante é a dinamização da equipe. “Contratar uma pessoa de outro país sempre provoca interesse por parte da equipe sobre sua origem, história, costumes e, dependendo da nacionalidade, pode ser uma ótima forma de quebrar estereótipos. Além disso, dependendo do segmento, a presença de estrangeiros pode ser uma excelente estratégia para o atendimento ao cliente desse país ou falante da mesma língua”.

Apesar de o processo de contratação seguir os mesmos trâmites e migrantes e refugiados terem os mesmos benefícios oferecidos aos cidadãos brasileiros, muitas empresas ainda têm receios e dúvidas na seleção desses candidatos. “O SJMR também oferece apoio e assistências às empresas durante a contratação, encaminhando perfis selecionados compatíveis com as vagas oferecidas e solucionando qualquer dúvida que surgir durante o percurso”, finaliza Lucas.

Deixe um Comentário