Webinar compartilha os benefícios da contratação de pessoas migrantes e histórias bem-sucedidas

Home / Brasil / Webinar compartilha os benefícios da contratação de pessoas migrantes e histórias bem-sucedidas

No dia 28 de abril, o SJMR Porto Alegre promoveu o Webinar “Refugiados e Migrantes na sua Empresa: contratações que mudam vidas”, iniciativa em parceria com a Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF) e o Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos, por meio do Programa “Integrando Horizontes”.

O evento buscou sensibilizar empresários, gestores e recrutadores sobre a contratação de pessoas migrantes e refugiadas, além de apresentar o trabalho do SJMR Porto Alegre na mediação e empregabilidade desse público. Cerca de 60 pessoas participaram do webinar, dentre elas: 26 empresários, gestores, recrutadores de diferentes empresas (quase todas do Rio Grande do Sul), e 20 pessoas interessadas na temática migratória (integrantes da rede de apoio a migrantes e refugiados), pesquisadores e setor público.

O Webinar teve início com uma apresentação feita por Lucas Nascimento, coordenador do SJMR POA. Ele destacou o papel da organização na mediação das contratações. “Trabalhamos em prol da garantia de direitos de migrantes e refugiados, tanto no eixo de proteção (que é um apoio mais emergencial), quanto também nesta área da integração, que é pensar em espaços de diálogo com o setor privado para fomentar a integração socioeconômica dessas pessoas, como também a inserção em cursos de português, acesso à universidade, para que de fato os migrantes e refugiados consigam se integrar no Brasil”.

Em seguida, Joana Lopes, analista social com foco em gestão de parcerias do SJMR Porto Alegre, realizou uma breve contextualização sobre migração e refúgio e desmistificou alguns mitos relacionados à contratação. “São inúmeros desafios para integração desses migrantes e refugiados aqui no Brasil, mas existem coisas que nós como comunidade de acolhida podemos fazer para ajudar essas pessoas a terem condições dignas e a terem seus direitos humanos assegurados, como qualquer um de nós. Nisso a gente propõe que umas das ações que podem ser feitas é justamente proporcionar oportunidades de emprego, oportunidades estas que mudam vidas e geram inúmeros benefícios para as empresas”.

O analista social de meios de vida do SJMR Boa Vista, Yoslin Galdamez, esteve presente no evento e participou comentando sobre as possibilidades de interiorização de migrantes venezuelanos na região. De acordo com o colaborador, é importante que oportunidades de emprego se realizem em outros estados através da interiorização por vaga de trabalho. “Até chegar à cidade de destino, é realizado um acompanhamento prévio com os beneficiados e eles passam por diversas oficinas informativas sobre as leis trabalhistas, cultura local, convivência social, educação financeira, então realmente os beneficiados conseguem chegar à cidade de destino preparados para iniciar o novo trabalho”.

Os benefícios de contratar migrantes

Também participaram do webinar Daniela Ogliari (Recrutadora do Carrefour), Doroti Siqueira (Sítio Terra Cristal) e Miguel Ignácio Serrano (Instor Projetos e Robótica) que apresentaram experiências bem-sucedidas de contratação de migrantes, por intermédio do SJMR Porto Alegre.

De acordo com Daniela Ogliari, a experiência na contratação de migrantes tem sido muito positiva. “Na última seleção fizemos a contratação de quatro pessoas. Os migrantes e refugiados são candidatos comprometidos, que comparecem no processo de seleção, eles passam retorno, se preocupam em estarem presentes, em querer participar e se eles têm dúvidas eles entram em contato”, comenta.

Além disso, Daniela ainda destacou que os migrantes e refugiados contratados são muito comprometidos e proativos na empresa. “O índice de faltas deles é bem baixo, eles se preocupam bastante com a equipe e em cumprir com o compromisso que eles assinaram. Quando um gestor vem até o RH para abrir uma vaga, ele já traz esse ponto: ‘eu não tenho nenhuma restrição se quiser encaminhar refugiados, eu adoro trabalhar com eles, são bem comprometidos, eles são trabalhadores, eles trazem bastante contribuição para a equipe’”, ressaltou.

Já Doroti Siqueira, que foi responsável pela contratação de um casal para trabalhar no Sítio Terra Cristal, relata que “estamos felizes por termos encontrado essas pessoas. Estou tendo ótimas experiências, estão cumprindo minhas expectativas”.

Para Miguel Ignácio Serrano, trazer pessoas de outras nacionalidades é muito bom, oxigena e traz diversidade para a empresa. Por isso, ele fez um apelo para que mais empresas contratem migrantes e refugiados. “O Brasil é uma nação que descende de outros lugares. Às vezes me pergunto o porquê essa resistência com estrangeiros, já que seus pais e seus avós são de outros lugares. Contratar migrantes faz todos crescem e fazem o Brasil crescer”.

Histórias de migrantes contratados

A Instor Projetos e Robótica contratou os migrantes José Lopez Leon e Manoel Lopez como Técnicos em Engenharia. Eles foram atendidos pelo SJMR Porto Alegre e contaram no webinar suas experiências.

José Lopez Leon conta que ainda tem muito a aprender, porém com apoio e incentivo é possível ir longe. “Sinto que tenho muito para aprender, pois a vida é passo a passo, certo? Encontrei no Brasil algo bom, dou graças a Deus por ter me levado para o caminho correto e quero dizer a todos que migram que tenham um futuro brilhante e sigam lutando, não podemos perder a fé nunca”.

Já o migrante Manoel Lopez, depois de ser interiorizado em Salvador (BA) com sua esposa, mãe e filhos, encontrou muitas dificuldades de integração na cidade. Buscando apoio, Manuel procurou o SJMR Porto Alegre, onde recebeu atenção para a construção do seu currículo e assistência para procurar ofertas de emprego compatíveis com a sua experiência.

O atendimento ao Manuel e à sua família foi realizado pela equipe de Integração Socioeconômica do SJMR POA. Seu currículo foi enviado para algumas empresas com oportunidades em aberto na região do Rio Grande do Sul. Manuel conseguiu participar de uma entrevista por videochamada, sendo selecionado para a vaga de Técnico de Engenharia, na empresa Instor Projetos e Robótica, uma atividade compatível com sua experiência e formação como especialista fotovoltaico.

“Aqui em Porto Alegre, graças a Deus, eu consegui um trabalho na minha área. Agradeço muito a Instor por me darem a oportunidade de crescer e trabalhar. Estou muito feliz e a Instor me fez renovar minha paixão pela robótica. Agradeço também ao Serviço Jesuíta, que sempre dão para gente um tratamento muito especial, sempre estão ajudando e orientando corretamente nos procedimentos. O trabalho de vocês é muito importante para nós porque desconhecemos muito dos benefícios trabalhistas e o acompanhamento de vocês nos traz segurança e tranquilidade”, conta Manuel.

Manuel ainda comenta que sua família chegará dia 11 de maio para ficar com ele em Porto Alegre e que isso não seria possível se não fosse pelo SJMR e a Instor. “Agora vou poder reencontrar minha família, recebê-los com muita tranquilidade, estabilidade e segurança. Eu tenho aqui um sentimento de identidade, de pertencimento e de alegria pelas oportunidades que me foram dadas. Muito obrigado pelas coisas que vocês fazem por nós, fico muito grato”, finaliza.

Deixe um Comentário