SJMR POA participa de treinamento para atendimento de migrantes e refugiados

Home / Porto Alegre / SJMR POA participa de treinamento para atendimento de migrantes e refugiados

Na primeira semana de agosto, o SJMR Porto Alegre participou de um treinamento oferecido pelo ACNUR, na sede da Associação Antônio Vieira (ASAV). O objetivo da capacitação, coordenada Assistente Sênior de Determinação da Condição de Refugiados do ACNUR, Giuliana Serricella, foi o de compartilhar desafios e aprofundar o sentido de trabalho em rede, como meio para fortalecimento dos processos de integração local.

Segundo Giuliana, o mandato do ACNUR faz garantir a proteção de pessoas refugiadas, solicitantes de refúgio, apátridas, retornados e deslocados internos, mas não garante assistência direta a toda essa população, devido a extensão do território brasileiro e se for levada em consideração a grande quantidade de venezuelanos que vêm chegando ao país ” É a partir dos nossos parceiros implementadores que conseguimos dar assistência direta a essas pessoas”, explica.


A sede da Associação Antônio Vieira (ASAV) foi o lugar de encontro e troca de experiências sobre o atendimento a migrantes e refugiados

Segundo a Coordenadora de Projetos do SJMR-POA, Karin Wapechowski, um dos desafios da questão migratória é a efetivação do processo de acolhimento para migrantes e refugiados em todo o país. “O SJMR Porto Alegre é uma das mais longevas parceiras do ACNUR no Brasil e temos o prazer de compartilhar nossas práticas com outras instituições, contribuindo com importantes atividades de integração, como, por exemplo, o processo de interiorização. Isso faz com que nos tornemos uma rede consolidada, criando uma espécie de ‘protocolo’ de atendimento e atenção às populações de migrantes e refugiados aqui no Rio Grande do Sul”, ressalta.

Deixe um Comentário