SJMR POA articula estratégias de integração comunitária com a Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Porto Alegre

Home / Brasil / SJMR POA articula estratégias de integração comunitária com a Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Porto Alegre

No mês de fevereiro, a equipe de Integração Comunitária e Socioeconômica do SJMR Porto Alegre se reuniu com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Porte Alegre – SMDS. Com a proposta de intensificar a articulação com a rede local, a reunião teve o objetivo de realizar a socialização e apresentação institucional das partes e elaborar estratégias de parceria. Estavam presentes o coordenador do SJMR Porto Alegre, Lucas do Nascimento e as analistas sociais Joana Lopes e Juliana Camelo. Da parte da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, participaram da reunião o chefe de gabinete do secretário, Carlos Simões; Chefe de setor do SMDS, Cláudio Franzen; e o coordenador do Comitê municipal de migrações e da Unidade dos Povos Indígenas e Direitos Específicos (UPIIRDD), Mário Fuentes.

No primeiro momento do encontro foi feita a apresentação institucional do SJMR de Porto Alegre, que conta com a parceria do ACNUR – Agência da ONU para Refugiados, Fupad – Fundación Panamericana para el Desarrollo e PRM – Escritório de População, Refugiados e Migração, explicando os serviços disponíveis para a população migrante e o fluxo de acesso ao serviço. Foi discutida também a atuação na área da proteção, integração socioeconômica e comunitária. Além disso, foram analisadas estratégias de ações de coordenação humanitária com a rede local para fortalecer a atenção aos migrantes e refugiados na cidade de Porto Alegre.

CRIM e UPIIRDD

A reunião abordou a coordenação humanitária entre as atividades realizadas pelo SJMR e os órgãos da rede municipal de Porto Alegre: SMDS,
UPIIRDD, CRIM e CRAS, com a finalidade de que sejam feitas ações conjuntas entre as instituições, para melhor alcançar o público de migrantes e refugiados na cidade. Foi realizado também o estabelecimento de fluxo interno entre os serviços para encaminhamentos de casos de migrantes e refugiados que são atendidos pelos serviços do SJMR e CRIM, CRAS e UPIIRDD.

A UPIIRDD – Unidade dos Povos Indígenas e Direitos Específicos é a unidade que cuida do tema dos povos indígenas na cidade de Porto Alegre. A unidade é responsável por articular ações conjuntas com o público indígena. Atualmente, há dois grupos indígenas venezuelanos da etnia warao na cidade, um residente no bairro Nonoai e outro no bairro Humaitá.

PROPOSTA DE ABRIGO LGBTQIA+

O coordenador do SJMR Porto Alegre, Lucas do Nascimento, apresentou a ideia de um abrigo para o público LGBTQIA+ migrante e brasileiro. Assim, tem estudado a viabilidade, a partir de um projeto junto à prefeitura de Porto Alegre. Ficou acordado que seria enviado um esboço de projeto para o público LGBTQIA+ após a reunião, para que seja encaminhado à FASC.

INTEGRAÇÃO COMUNITÁRIA

Sobre o projeto de integração comunitária, a orientação da Secretaria é articular ações com o CRIM, e com os CRAS que estão localizados no território. Assim como coordenar ações conjuntas com o UPIIRDD nas ações.

Deixe um Comentário