SJMR Brasil amplia atuação com presença em Florianópolis (SC)

Home / Brasil / SJMR Brasil amplia atuação com presença em Florianópolis (SC)

O SJMR Brasil chegou ao estado de Santa Catarina, nesta terça-feira (13). A partir de demandas de proteção e integração social trazidas ao SJMR Porto Alegre, por migrantes e refugiados que residem em Santa Catarina, foi percebida a necessidade de ampliar serviços e atendimento oferecidos pela região sul. Além da demanda espontânea, o SJMR também vem acompanhando grupos de interiorização realocados em vários municípios catarinenses, sendo necessário o monitoramento no processo de integração. Também existem diversas famílias migrantes entre o estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul que estão sendo atendidas pela nossa equipe.

Diante desse contexto, foi identificado que a cidade de Florianópolis é um espaço importante para articulação institucional e diálogo com a rede existente, além da articulação fortalecer a presença nos grupos de coordenação da rede, que estão sendo reativados. “A atuação desde Florianópolis permite uma posição estratégica de contato com os municípios do interior que mais recebem migrantes e refugiados pelas vagas de trabalho, facilitando o deslocamento para diferentes cidades, a fim de garantir um serviço com maior abrangência territorial. Da mesma maneira, o SJMR Porto Alegre tem prestado apoio aos municípios do interior do Rio Grande do Sul, a partir do nosso centro de atendimento na capital, buscando capacitar e fortalecer as estruturas existentes e desenvolvendo monitoramento continuado da integração socioeconômica em diferentes regiões do estado”, conta Lucas Nascimento, coordenador do SJMR Porto Alegre.

A presença do SJMR Porto Alegre no estado catarinense conta com o apoio da Rede Cáritas Santa Catarina. As novas analistas de integração social trabalharão em conjunto com a equipe da área de migração do Secretariado Regional da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina.

Conheça a equipe do SJMR em Florianópolis

Nesta terça-feira (13), o SJMR Porto Alegre deu boas-vindas as novas colaboradoras que chegam para somar ao trabalho da equipe em Florianópolis (SC). Agora, a área de integração social conta com duas novas profissionais: Luara Resende e Gabriela Santos da Silva.

Luara Resende é a nova Analista Social com foco em Proteção. Suas atribuições incluem a gestão de casos e apoio à área de proteção. “Estou bem animada com o início da presença do SJMR em Florianópolis, pois trabalhei em Manaus e o contexto era totalmente diferente, tratava-se de uma resposta mais emergencial, imediata. Agora vou ter a oportunidade de vislumbrar um outro momento, voltado a integração local e empregabilidade, unindo proteção com soluções mais duradouras”, relata.

Já Gabriela Santos da Silva assumiu o cargo de Analista Social Sênior com foco em Gestão de Parcerias. Ela será responsável pela parte de advocacy, incidência política e fomentar a integração local de migrantes e refugiados em Florianópolis e no estado de Santa Catarina. “O meu objetivo é auxiliar no fortalecimento da rede. Eu espero conseguir colaborar para que os migrantes e refugiados tenham uma vida mais digna. Me sinto muito realizada por fazer parte dessa equipe e trabalhar com um propósito muito honroso!”, comenta.

A chegada das novas colaboradoras abre a presença do SJMR em Santa Catarina. Elas irão atuar em Florianópolis, sendo um braço do centro de atendimento de Porto Alegre e dando um apoio maior para toda a região Sul.

Deixe um Comentário