SJMR Porto Alegre fortalece parceria com a rede local de Caxias do Sul (RS)

Home / Brasil / SJMR Porto Alegre fortalece parceria com a rede local de Caxias do Sul (RS)

No dia 29 de janeiro, o coordenador do SJMR Porto Alegre, Lucas do Nascimento, juntamente com os analistas sociais Juliana Camelo, Joana Lopes e Cleber Santos estiveram no município de Caxias do Sul, com o objetivo de fortalecer as parcerias com a rede local, no apoio a migrantes e refugiados. A agenda contou com participação na “Oficina de Empregabilidade” realizada no abrigo da cidade; reunião com a empresa frigorífica JBS, responsável por contratar muitos migrantes; encontro no Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), das Irmãs Escalabrinianas e por último, reunião com a Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social da Prefeitura de Caxias do Sul.

As agendas serviram para que o SJMR Porto Alegre pudesse acompanhar a integração de venezuelanos interiorizados via trabalho na empresa JBS. A equipe também buscou identificar as principais demandas de integração socioeconômica e comunitária. “Através da identificação e mapeamento das questões de integração e proteção de migrantes e refugiados, o SJMR consegue atuar com mais proximidade e poderá desenvolver estratégias de apoio mais eficientes na atenção a essas pessoas”, comenta Lucas do Nascimento.

O SJMR Porto Alegre, que conta com a parceria do ACNUR – Alto Comissariado da ONU para Refugiados e PADF – Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento, também irá apoiar as ações do CAM, sobretudo na integração e empregabilidade. “Nós deveremos ir a Caxias do Sul uma vez por mês, para apoiar o CAM nessa parte laboral”, relata Lucas.

“No abrigo, nós promovemos a oficina de empregabilidade para os migrantes e refugiados, para ajudar eles na busca por trabalho. Já na reunião com a JBS, sensibilizamos o setor privado para a oportunidade de contratar migrantes, fizemos uma tour pela empresa e entendemos as condições de trabalho em que as pessoas vão estar inseridas”, finaliza Lucas.

Confira algumas fotos da agenda em Caxias do Sul:

Deixe um Comentário