SJMR Porto Alegre encerra Ciclo de Formação de Promotoras Comunitárias

Home / Porto Alegre / SJMR Porto Alegre encerra Ciclo de Formação de Promotoras Comunitárias

O SJMR Porto Alegre, em parceria com o ACNUR, concluiu as atividades do “Ciclo de Formação de Promotoras Comunitárias”, neste mês de agosto, que teve como objetivo preparar e qualificar promotoras comunitárias para a intervenção e trabalho voluntário junto às comunidades migrantes. O ciclo contou com cinco módulos que abordaram desde o que são as lideranças comunitárias, o acesso às políticas de saúde e assistência social no Brasil, até as demandas e necessidades da população LGBTQIA+.

A iniciativa de formações propostas pelos técnicos e técnicas do SJMR Porto Alegre teve como importância a capacitação das promotoras comunitárias Blanca Perosa e Yamileth Gonzáles, para atendimento das mais diversas demandas que possam surgir no trabalho com as comunidades migrantes diariamente. Além disso, os conteúdos abordados foram traçados com o objetivo de instrumentalizar o acesso à informação facilitada às promotoras, bem como potencializar o acesso a direitos e a serviços pela população migrante que se encontra em território gaúcho.

De acordo com Yamileth Gonzáles, o ciclo foi uma excelente preparação para adquirir conhecimento dos deveres, direitos e conhecer mais sobre as leis e instituições do Brasil. “Obrigada, em primeiro lugar pela oportunidade de pertencer a este grupo de trabalho, mas também pela formação de um promotor comunitário. As atividades realizadas dentro da comunidade pelo SJMR e ACNUR são de muita ajuda para as pessoas que se encontram aqui, em busca de melhor qualidade de vida. As orientações tem sido efetivas para todos”, agradece.

As duas novas promotoras já estão participando das atividades coletivas do SJMR, dentre elas, jornadas de integração e reforma da Biblioteca Comunitária Aninha Peixoto. Blanca Perosa tem se inserido em espaços de representação política e social e está como delegada suplente para a Conferência Estadual de Assistência Social.

“A formação foi um espaço de troca e debate sobre temas sociais que impactam o nosso cotidiano. Foi muito bacana acompanhar o processo de transformação e aprendizado das promotoras. Acredito que iremos fazer um trabalho de muita importância juntas!”, comenta Mariana Ramos, Psicóloga do SJMR Porto Alegre e que, juntamente com Anderson Fagundes, Juliana Camelo e Laura Ferrari Flores Ruschel, ministraram os ciclos.

Proteção de Base Comunitária

A proteção de base comunitária (CBP – sigla em inglês) é um processo que promove o envolvimento da comunidade, que busca fortalecer as lideranças locais, promovendo assim processos de mudança. As promotoras comunitárias integram o CBP, projeto que é financiado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e executado pelo Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) de Porto Alegre.

Para a seleção das promotoras comunitárias foi realizado um edital público, no qual foram selecionadas Blanca Perosa (Bairro Sarandi) e Yamileth González (Bairro Rubem Berta). As duas promotoras comunitárias já vinham desenvolvendo trabalhos junto das suas comunidades de forma autônoma e com outras organizações.

O território da Zona Norte de Porto Alegre foi onde se identificou uma maior concentração da comunidade venezuelana. O objetivo do trabalho é fazer uma ponte entre o SJMR e o trabalho de advocacy, mapeamento e encaminhamento de demandas para o atendimento, proporcionando assim a aproximação do serviço junto à comunidade.

A formação contemplou cinco módulos: 1. O que são as lideranças comunitárias?; 2. Acesso às políticas de saúde e assistência social no Brasil; 3. Violência Baseada em Gênero; 4. Regularização migratória no Brasil e 5. Demandas e Necessidades da População LGBTQIA+. Ao final da formação foi realizada uma formatura com entrega de certificados e confraternização. As promotoras continuarão sendo orientadas semanalmente pela psicóloga comunitária do SJMR, Mariana Ramos. Rodas de conversa com a população migrante e refugiada será uma dentre as atividades que irão realizar.

Deixe um Comentário