SJMR Porto Alegre participa de capacitação sobre processo de naturalização brasileira

Home / Brasil / SJMR Porto Alegre participa de capacitação sobre processo de naturalização brasileira

A convite do Projeto Cerzindo, o SJMR Porto Alegre participou na última sexta-feira (4), da capacitação “Naturalizar-se no Brasil”, que abordou o processo de naturalização brasileira de pessoas migrantes e refugiadas. O evento, que foi realizado virtualmente, contou com a presença da assessora jurídica do SJMR Porto Alegre, Laura Ferrari Flores Ruschel e contou com a participação de 20 migrantes.

Com o objetivo de informar os migrantes e refugiados sobre processo de naturalização, durante a capacitação foram explicados o passo a passo desse procedimento, quais os documentos necessários e dicas importantes. Além disso, também foi aberto um espaço para dúvidas e sugestões a respeito da naturalização para auxiliar a demanda da instituição.

“É fundamental para os migrantes ter acesso à informação a respeito do processo de naturalização e capacitar o público migrante a realizar o processo de forma autônoma e independente. Esse treinamento trouxe sobre a importância da nacionalidade brasileira e a cidadania decorrente dela”, comenta Joana Lopes, analista social do SJMR Porto Alegre.

Projeto Cerzindo

O Projeto Cerzinho atua principalmente no fornecimento de cursos profissionalizantes gratuitos. A iniciativa encontra-se em São Paulo e disponibiliza um espaço de integração local, troca de cultura e desenvolvimento da indústria têxtil e empreendedorismo de imigrantes e refugiados. Confira mais sobre o Projeto Cerzindo clicando aqui.

Deixe um Comentário