Nos EUA, coordenadora do SJMR POA conhece projetos para a integração de refugiados

Home / Porto Alegre / Nos EUA, coordenadora do SJMR POA conhece projetos para a integração de refugiados

De 13 a 18 de maio, a coordenadora do SJMR Porto Alegre, Karim Wapechowski, representou a organização em uma Missão sobre Engajamento de Comunidades na Integração de Refugiados, nas cidades de Seattle e Salt Lake City (Estados Unidos).

Juntamente com representantes de municípios gaúchos e do Governo Federal, e a convite do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e International Rescue Comittee (Comitê Internacional de Resgate), o SJMR buscou conhecer práticas norte-americanas voltadas à integração de pessoas em situação de refúgio, que poderão servir de subsídio para futuras ações a serem realizadas no Brasil.


Brasileiros conheceram práticas norte-americanas voltadas à integração de pessoas em situação de refúgio

A missão converge com o trabalho a ser realizado por meio do Programa de Reassentamento de Refugiados no Brasil, que será implementado pelo SJMR Porto Alegre, de acordo com o edital da Secretaria Nacional de Justiça nº 02/2018 e que, em um primeiro momento, atenderá cerca de 30 pessoas de El Salvador e Honduras.

Durante a missão o grupo visitou refugiados da região.

Para Karim, são muito boas as expectativas em relação aos resultados da parceria com os municípios gaúchos de Porto Alegre, Esteio e Venâncio Aires, que também contaram com representantes na viagem aos EUA. “O foco desta missão é criar e efetivar políticas e serviços de atenção à população de migrantes e refugiados e, também, produzir novas tecnologias de proteção e acolhimento adaptadas à realidade brasileira”, salienta.

Leia também

Deixe um Comentário