Jornadas de Integração Comunitária estreitam laços entre comunidades local e migrante em Porto Alegre

Home / Porto Alegre / Jornadas de Integração Comunitária estreitam laços entre comunidades local e migrante em Porto Alegre

Com a proposta de promover a integração entre as comunidades migrante e brasileira, nos dias 26 e 28 de agosto, foram realizadas Jornadas de Integração Comunitária, na sede do SJMR Porto Alegre e na Biblioteca Comunitária Aninha Peixoto, em parceria com o ACNUR e com a Fupad.

Durante o evento, foram feitas doações de cobertores e roupas de inverno, além da distribuição de kits de lanche e higiene pessoal para as famílias venezuelanas em situação de extrema vulnerabilidade. Nos dois dias, mais de 100 pessoas foram atendidas e toda a equipe do escritório local foi mobilizada para a atividade.

O projeto da entrega de kits dignidade foi financiado pela FUPAD.

No evento, migrantes e refugiados puderam falar de seus desafios e sonhos por meio de uma escuta sensível e acolhedora. Também houve sessões informativas e atendimentos individualizados. Dentre os temas tratados, estavam a violência de gênero, os direitos LGBTQIA+ e a vacinação de migrantes contra a Covid-19 com a entrega de cartilhas.(Clique aqui para baixar)

Além disso, houve debates sobre “Como trabalhar no Brasil?”; direitos trabalhistas e a produção de um balcão de perguntas e respostas sobre documentação para migrantes e refugiados.

Segundo o analista social de proteção, Anderson Fagundes, a ação foi uma estratégia dentro de um plano de integração comunitária, que visa a coexistência pacífica entre comunidade migrante e a comunidade de acolhida. “Destaco a importância da socialização da informação sobre os direitos sociais no Brasil, sobre o acesso ao trabalho e renda, saúde, documentação e mecanismos de proteção. A ação também foi um importante espaço para refletirmos sobre os reflexos da pandemia na vida e nas relações, dialogando sobre o aumento das desigualdades sociais, do desemprego, insegurança alimentar, violência contra mulher e pessoas LGBTQIA+ e sobre a importância de manter os cuidados necessários para prevenção da COVID-19 e realizar a vacinação”, disse o colaborador.

Resultados da ação: Doações 176 cobertores e 27 kits higiene e realização de atendimentos individuais na área da integração socioeconômica; proteção e assessoria jurídica.

Confira os registros:

Deixe um Comentário