Famílias venezuelanas chegam ao Rio Grande do Sul com vaga de trabalho sinalizada

Home / Sem categoria / Famílias venezuelanas chegam ao Rio Grande do Sul com vaga de trabalho sinalizada

Porto Alegre recebeu na última sexta-feira (24), um novo grupo de famílias venezuelanas que deixaram Manaus (AM), em busca de um novo recomeço no sul do Brasil. Por meio do Programa de Interiorização “Acolhe Brasil” do SJMR, 14 pessoas (8 contratados e 6 acompanhantes) seguiram para os municípios de Tabaí e Barão, com vaga de trabalho sinalizada na Madeireira Wilmsen.

A equipe do SJMR Porto Alegre tem atuado junto às empresas locais para ampliar as vagas de trabalho para migrantes no Rio Grande do Sul. “Além de apoiar na articulação constante com o empregador, na elaboração de estratégias de acolhida, viabilização e acompanhamento das etapas do processo de seleção e contratação, também auxiliamos as famílias migrantes na integração local e adaptação cultural, com a realização de oficinas sobre direito trabalhistas e educação financeira”, comenta Bibiana Campana, analista social que tem acompanhado os processos de interiorização no sul.

A Madeireira Wilmsen já havia contratado cinco venezuelanos, em julho deste ano, e com experiência positiva decidiu ampliar para mais contratações. Com o apoio da equipe do SJMR de Porto Alegre e Manaus, o processo foi iniciado e, desde o processo de seleção e preparação na capital amazonense, os migrantes foram acompanhados até as cidades de destino. “O povo da Venezuela é simples e precisa de ajuda. Nós precisávamos de mais funcionários e optamos por investir nessas contratações, colaborando de alguma forma com os venezuelanos, que estão se adaptando bem ao nosso lugar e ao nosso serviço”, afirmou Volnei Wilmsen, da Madeireira Wilmsen.

Pelo período de três meses, as famílias ficarão acolhidas em três casas alugadas e mobiliadas pela AVSI Brasil,  com apoio na alimentação, até que consigam autonomia para alugar suas próprias residências.

Programa de Interiorização Acolhe Brasil

Desde 2018, o SJMR Brasil tem mobilizado frentes de apoio para a acolhida de migrantes venezuelanos por todo país, com o apoio do ACNUR, OIM, AVIS Brasil e diversos parceiros. Além de acompanhar desde a preparação até a chegada dos migrantes na cidade de destino, também apoiamos na mediação para o trabalho, acesso aos serviços públicos brasileiros, além de alimentação, roupas e produtos de higiene pessoal.

Deixe um Comentário