Dia Internacional da Mulher é marcado por ação de prevenção a violência de gênero no SJMR Porto Alegre

Home / Brasil / Dia Internacional da Mulher é marcado por ação de prevenção a violência de gênero no SJMR Porto Alegre

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o SJMR Porto Alegre promoveu uma atividade especial. Com o tema “Prevenção a Violência contra a Mulher”, o centro de atendimento preparou uma sessão informativa por meio de roda de conversa com as mulheres migrantes e distribuição de cestas básicas. O evento durou das 10h às 14h e, para evitar aglomeração, as participantes foram divididas em dois grupos de cinco pessoas cada.

De acordo com o ACNUR, uma em cada cinco mulher migrante é vítima de violência sexual no mundo. Pensando nisso, uma das ações do SJMR POA foi enviar materiais informativos que contemplem quais são as formas, o ciclo e o efeito que a violência contra a mulher causa. “As mulheres migrantes e refugiadas também são muitas vezes as principais cuidadoras das crianças e dos membros idosos da família, o que aprofunda ainda mais sua necessidade de proteção e apoio.  Com oportunidades econômicas limitadas, suas opções para construir meios de subsistência geralmente são limitadas ao trabalho informal de baixa remuneração, o que aumenta o risco de serem colocadas em situações precárias de trabalho”, relata Mariana Ramos, analista social do SJMR POA.

A roda de conversa contou com uma introdução do tema e debate entre as participantes. Além disso, também foram entregues cartilhas sobre o ciclo da violência contra a mulher e os tipos de violência e realizada uma leitura conjunta, para responder todas dúvidas. Por último, foram distribuídos kits de alimentação e higiene para migrantes em acompanhamento pela equipe do SJMR. “Precisamos garantir que as mulheres migrantes e refugiadas conheçam seus direitos, incluindo o direito a viver uma vida livre de violência”, finaliza Mariana.

Confira algumas fotos:

Deixe um Comentário