SJMR Porto Alegre realiza ação humanitária em conjunto com a comunidade Warao

Home / Brasil / SJMR Porto Alegre realiza ação humanitária em conjunto com a comunidade Warao

Na última quarta-feira (07), o SJMR Porto Alegre realizou uma ação humanitária com a comunidade Warao, que reside no Bairro Farrapos. A atividade contou com a participação e o apoio da Unidade dos Povos Indígenas, Imigrantes, Refugiados e Direitos Difusos (UPIIRDD), da Secretaria do Desenvolvimento Social do Município de Porto Alegre, da Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) do Município de Porto Alegre, do Centro de Referência ao Imigrante (CRIM), da Secretaria do Desenvolvimento Social do Município de Porto Alegre e da Cruz Vermelha de Porto Alegre.

O objetivo da ação foi realizar uma visita à comunidade indígena Warao, bem como construir uma parceria entre as instituições em prol da causa dos migrantes indígenas. Estiveram presentes durante a visita: Juliana Camelo (SJMR Porto Alegre); Mario Fuentes (UPIIRDD); Ivonise Manfio (FASC); Aurora Ribeiro, Patrícia Aparecida Machado e Franklin G. (CRIM); Ana Paula Hendges; Hector Lopez e Mauricio Jimenez (Cruz Vermelha).

Durante o encontro, o grupo conversou com três núcleos familiares de migrantes indígenas Warao, totalizando 19 pessoas. A ação foi importante para somar os esforços das instituições presentes a fim de alcançar uma intervenção social mais efetiva. Na visita foram abordadas várias questões e cada instituição ficou responsável por dar continuidade a uma demanda específica.

As famílias relataram que buscam a autonomia, mas nesse momento estão em uma situação de vulnerabilidade. “A ação buscou promover o protagonismo da comunidade na busca das soluções. Os indígenas mostraram o artesanato que fazem e pediram apoio para produzir e comercializar. O SJMR está desenvolvendo possibilidades de apoio à geração de renda da comunidade”, relata Juliana Camelo, analista social do SJMR Porto Alegre.

Confira algumas fotos da ação:

Deixe um Comentário