Abrigo de Manaus recebe o projeto “Ven, Tú Puedes”, ação da Visão Mundial implementada pelo SJMR

Home / Brasil / Abrigo de Manaus recebe o projeto “Ven, Tú Puedes”, ação da Visão Mundial implementada pelo SJMR

Elaboração de currículos em português para pessoas migrantes e refugiadas, cadastro no banco de talentos e na plataforma de banco de empregos, emissão da Carteira de Trabalho Digital e sessão informativa sobre o mundo do trabalho brasileiro foram algumas das atividades realizadas pelo projeto “Ven, Tú Puedes”, nesta quarta-feira (24), no Abrigo Oasis, em Manaus (AM).

O projeto “Ven, Tú Puedes” é uma ação da Visão Mundial Brasil, implementada em parceria com o SJMR Manaus e que conta com apoio do Bureau of Population, Refugees and Migration (PRM). Além de fomentar a empregabilidade e o empreendedorismo, a iniciativa também capacita migrantes e refugiados venezuelanos para o mercado de trabalho brasileiro e sensibiliza empresas para ampliar a contratação desse público.

Durante os três primeiros meses de 2021, muitos migrantes e refugiados perderam seus empregos e espaço de venda nas ruas, além de as instituições de apoio terem suspendido seus atendimentos para conter os avanços da segunda onda de Covid-19 em Manaus. “A ação buscou levar o acesso de confecção de currículos, emissão da CTPS digital e orientações  aos migrantes e refugiados voltadas ao mundo do trabalho, assim como o cadastro dos beneficiários para oportunizar na busca ativa por vagas de emprego de acordo com os perfis”, relata Ludimili Lira, assistente de projetos do SJMR Manaus.

Por causa da pandemia de Covid-19, apenas 12 migrantes, refugiados e solicitantes de refúgio, que estão alojados no Abrigo Oasis, participaram do evento, que foi ministrado pelas analistas sociais do SJMR Manaus, Nageane Soares e Dalila Mesquita. Todas as medidas de segurança estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) foram executadas, como o uso obrigatório de máscara, álcool em gel e face shield, além de espaços reduzidos para evitar aglomerações.

Deixe um Comentário