SJMR Manaus promove I Semana de Migrantes e Refugiados em alusão ao Dia Mundial do Refugiado

Home / Brasil / SJMR Manaus promove I Semana de Migrantes e Refugiados em alusão ao Dia Mundial do Refugiado

Para recordar a força e a coragem das pessoas em deslocamento forçado e marcar as reflexões do Dia Mundial do Refugiado, comemorado em 20 de junho, o SJMR Manaus realizou a I Semana de Migrantes e Refugiados, que contou com diversas atividades entre os dias 15 e 18 desse mês. Com o objetivo de promover ações de integração comunitária, acolhimento e coexistência pacífica com a comunidade migrante, foram realizadas sessões informativas, apresentações culturais, além de espaços para o entretenimento e cuidado para as pessoas migrantes e refugiadas que vivem na capital amazonense.

“Celebrar o Dia Mundial do Refugiado, por meio de uma semana de ações integrativas e comunitárias é a forma de trabalhar a inclusão, a integração local, o acolhimento e a defesa dos direitos dessas pessoas. Também foi uma forma de os migrantes conhecerem o novo espaço seguro que o SJMR disponibiliza em Manaus”, destaca Ludmilli Lira, coordenadora do escritório local.

A I Semana de Migrantes e Refugiados foi aberta no dia 15, com a realização de uma celebração eucarística presidida pelo Pe. David Romero, delegado para a preferência apostólica Amazônia, no centro de atendimento do SJMR em Manaus. No decorrer dos dias, foram promovidas rodas de conversa sobre documentação, sessões sobre o mercado de trabalho, elaboração de currículos, CTPS de digital, cadastro no banco de empregos, varal solidário, entrega de kits de higiene pessoal, momento de beleza e cuidados, relaxamento, bingos, brincadeiras para crianças e muita música.

No encerramento (18), o dia foi marcado pela “Exposição dos Empreendedores” que são acompanhados pelo SJMR Manaus. Durante o momento, eles contaram um pouco de sua história e de como investiram no seu próprio negócio. Parceiros como Visão Mundial, Serviço Pastoral do Migrante, Nós com Elas Venezuela, Casa de Acolhida João Batista Scalabrini e Associação Antônio Vieira estiveram prestigiando a exposição.

Em seguida, houve um momento de Espiritualidade para o público, preparado pelos voluntários vocacionados Renan e Paulo. A equipe do SJMR Manaus também participou dessa atividade e pode compartilhar e vivenciar diversas experiências de troca. Pela tarde, ocorreram sessões de cuidados e beleza como o designer de sobrancelhas, massagem e cortes de cabelo, além de uma oficina criativa de Ecoembalagens.

Cerca de 100 pessoas foram recebidas durantes os dias de atividades da I Semana de Migrantes e Refugiados. De acordo com Ludmilli, o evento foi muito importante para reforçar o papel de assistência humanitária e acolhimento realizado pelo SJMR Manaus. “Desejamos que toda a comunidade migrante se sinta acolhida pela equipe e saiba que o SJMR Manaus, através de colaboradores especializados, que trabalham na integração e no apoio a essas pessoas, por meio de orientações e dos serviços gratuitos”, comenta.

As atividades contaram com o acompanhamento e orientação de Maline Yoga (Professora de Yoga), Geisy Rodríguez (Assistente Social), Rafaelen Mateus (Designer de sobrancelhas), Leda Alves (Massoterapeuta) e Soraya Nurieh (Oficineira). Foram colocados álcool em gel em todos os espaços utilizados e foram distribuídas máscaras, além de kits de higiene pessoal. Todo o evento seguiu as recomendações de segurança disponibilizadas pela OMS.

“A I Semana do Migrante e Refugiado é um momento que também nos faz refletir sobre a questão da migração no Brasil, conhecer histórias, compartilhar momentos, sorrir e celebrar conquistas. Ainda estamos num momento delicado em nosso país e saber que estamos caminhando para retornar com mais momentos importantes como este, alegra a equipe”, finaliza Ludmilli.

Deixe um Comentário