SJMR Manaus conclui atividades de empreendedorismo com migrantes e refugiados no ano de 2020

Home / Brasil / SJMR Manaus conclui atividades de empreendedorismo com migrantes e refugiados no ano de 2020

Na última sexta (18), ocorreu o encerramento das atividades de empreendedorismo realizadas pelo SJMR Manaus em parceria com ACNUR, neste ano de 2020. O projeto visou apoiar migrantes e refugiados com perfil empreendedor por meio da entrega de kits de iniciação para seus empreendimentos, elaboração de planos de negócio e consultorias individuais. Também foram oferecidas oficinas, workshops e rodas conversas relacionadas à educação financeira e formalização de microempreendedores (MEI).

Ao todo, 70 migrantes e refugiados, sendo 30 não indígenas e 40 indígenas, foram beneficiados. A ação abrangeu grupos indígenas Warao, LGBTQI+ e mulheres. Dentre os participantes, um deles realizou a formalização de seu negócio em parceria com SEBRAE.

Durante o mês de setembro, foram selecionados os perfis e, a partir do mês de outubro, os acompanhamentos começaram a ocorrer visando a preparação para o momento de receber seus materiais de trabalho. Já no mês de dezembro, foi dado início à entrega dos materiais e os acompanhamentos individuais de cada empreendimento.

Migrantes receberam kits de iniciação e participaram de sorteios.

No encerramento das atividades, ocorreu a exposição de produtos elaborados pelos participantes, dinâmicas, a troca de experiência de cada um que faz parte desse processo e mais entregas de kits de iniciação, além da entrega de lembrancinhas e um momento de descontração com a realização de um sorteio entre os envolvidos.

Vale ressaltar que no início de 2020 também foram beneficiados 24 migrantes e refugiados através do Projeto Misereor, sendo acompanhados e orientados no decorrer dos meses de fevereiro e março de forma presencial e, durante a pandemia, as consultorias foram adaptadas para o modo online. Ao final do projeto, eles receberam o Capital Semente para que dessem início ou continuidade aos seus projetos.

O SJMR Manaus, visando apoiar migrantes e refugiados através do empreendedorismo, atua apoiando os beneficiados na realização de seus projetos por meio da entrega de kits de iniciação, orientações, consultorias, entre outros tipos de atendimento para que cada empreendimento se consolide com eficiência e eficácia.

Deixe um Comentário