Migrantes microempreendedores serão beneficiados pelo SJMR Manaus

Home / Brasil / Migrantes microempreendedores serão beneficiados pelo SJMR Manaus

SJMR Manaus apoiará 20 migrantes e refugiados com perfil empreendedor, por meio do Capital Semente. A iniciativa oferece apoio financeiro e incentivo para empreendimentos e negócios de pessoas migrantes, em parceria com a Red Xavier. Além dos recursos, também serão oferecidos cartões de alimentação para apoio emergencial.


Resultado do Projeto em 2020

Em 2020, o SJMR Manaus, em parceria com a Misereor benificiou 24 migrantes e refugiados microempreendedores no primeiro semestre, por meio de capital para a compra de materiais e insumos para seus negócios e iniciativas. No segundo semestre foram beneficiados 68 pessoas, em parceria com Acnur, com a compra de equipamentos e materiais para seu negócio. O projeto promoveu mais autonomia e proporcionou geração de renda, além de crescimento pessoal e profissional para os beneficiados. As principais atividades fomentadas estão nas áreas de alimentação, prestação de serviços e criação de produtos.

Pelo “Projeto Misereor” foram contempladas dezessete mulheres e sete homens, todos em idade entre 18 e 59 anos. Destes, 16 trabalhavam no ramo alimentício, quatro com oferta de serviços e outros quatro com preparação e elaboração de produtos. Pelo financiamento do ACNUR, foi possível beneficiar 68 pessoas, indígenas e não indígenas, sendo 54 mulheres com idade entre 18 e 62 anos, entre elas 38 são mulheres indígenas da etnia Warao. Quanto aos homens, são 14 com idade entre 18 e 60 anos, entre eles também um homem indígena Warao. Dentre os indígenas, destaca-se 25 Waraos que são abrigadas hoje em Manaus.

Para se chegar a esse público específico, foi realizada uma parceria com Museu da Casa, onde eles forneceram as informações necessárias para que os beneficiados pudessem receber os materiais e intermediaram a ação dentro dos abrigos.

Neste ano de 2021 o projeto já está fazendo a seleção de pessoas no perfil empreendedor.

Confira alguns produtos:

Deixe um Comentário