Equipe de Proteção do SJMR Boa Vista participa de treinamento referente à gestão de casos

Home / Boa Vista / Equipe de Proteção do SJMR Boa Vista participa de treinamento referente à gestão de casos

Capacitar a equipe de proteção do SJMR Boa Vista para realizar atendimentos de casos. Esse foi o objetivo do treinamento de gestão de casos de proteção, promovido pela ONU Mulheres, UNFPA e ACNUR, realizado nos dias 21 de maio, 11 e 18 de junho.

A principal finalidade dessa capacitação foi garantir um nivelamento do conhecimento da equipe, para que os colaboradores mantenha a qualidade dos atendimentos, a partir dos princípios humanitários. O treinamento é uma forma de facilitar o atendimento da equipe e também garantir os direitos e acesso a serviços de migrantes e pessoas refugiados.

A capacitação se deu a partir do Projeto de Liderança, Empoderamento e Acesso à Proteção (Projeto LEAP) para mulheres migrantes, solicitantes de refúgio e refugiadas no Brasil. Durante o treinamento foram feitas formações referentes a gênero, violência baseada em gênero e atendimento e gestão de caso de pessoas sobreviventes a esse tipo de violência. As atividades ocorreram em três sessões, sendo uma online e duas presenciais.

As palestras foram ministradas por Elayne Sartori (assistente de campo de proteção do UNFPA), Tamara Jurberg, (gerente de projetos de ONU Mulheres), Pedro Pacheco (assistente de proteção do ACNUR) e Laís Azeredo (assistente de proteção do ACNUR). Participaram da capacitação toda a equipe de proteção do SJMR Boa Vista, que é composta por assistente social, gestores de caso, assessoras jurídicas, oficial de proteção e psicólogas comunitárias, sendo um total de dez pessoas.

Segundo Elayne Sartori, as sessões sobre gestão de caso foram muito ricas, graças às experiências da própria equipe. “Além de passarmos os princípios, também pudemos aprender sobre a fortaleza e o cotidiano de trabalho dos jesuítas, estreitando nossos laços e melhorando nossa resposta enquanto ação humanitária”, comenta.

Deixe um Comentário