Colaboradores do SJMR Boa Vista participam de capacitação sobre refúgio

Home / Boa Vista / Colaboradores do SJMR Boa Vista participam de capacitação sobre refúgio

No dia 20 de julho, colaboradores do SJMR Boa Vista participaram de um treinamento realizado pelo ACNUR sobre Solicitação de Refúgio e Condição de Refugiado. Além do SJMR, também participaram outras organizações como a Cáritas, IMDH, CMDH e o Serviço Pastoral do Migrantes.

Durante o treinamento, foram abordados temas que envolvem os deveres e direitos dos solicitantes da condição de refugiado, assim como dos reconhecidos como refugiados. Sabe-se que, até o presente momento, o Brasil já reconheceu 49 mil venezuelanos como refugiados, devido a grave e generalizada violação de seus direitos humanos em seu país de origem.

Juliana Rodrigues, representante do ACNUR, reforçou a importância de informações claras para os migrantes. “Precisamos transmitir bem todas as informações, tanto a solicitantes da condição de refugiados, como aqueles que já foram reconhecidos, para que tenham ideia dos deveres e direitos que lhes são outorgados pelo Governo brasileiro, no momento de entrada no território nacional”, destacou.

Para a equipe do SJMR Boa Vista, o treinamento foi fundamental pois atualiza e reforça as informações necessárias, além de agregar atualizações, devido as recentes mudanças ocorridas nas legislações e portarias.

Deixe um Comentário