Sessões de cinema e rodas de conversa debatem tráfico de pessoas em Boa Vista

Home / Boa Vista / Sessões de cinema e rodas de conversa debatem tráfico de pessoas em Boa Vista

Ainda em alusão ao Dia Mundial do Refugiado, 20 de junho, o Centro de Atendimento de Boa Vista realizou, com o apoio do ACNUR, a Sessões de Cinema “Migração e Refúgio”, onde foram apresentados filmes sobre a temática e debates relacionados ao assunto, além de distribuição de pipocas. A ação ocorreu durante os dias 14, 15 e 16 deste mês e contou com cerca de 50 migrantes por sessão.

Os filmes abordaram principalmente as temáticas sobre violência baseada em gênero, bem como tráfico de pessoas. Além da exibição dos longas, foram realizadas rodas de conversas sobre os temas, com o objetivo de conscientização e sensibilização, e distribuído material de apoio. 

Um dos filmes apresentados foi o “Bolishopping” (2014), que aborda o drama de migrantes e refugiados bolivianos vítimas de trabalho escravo. Além dele, também foram exibidos os documentários “Promessa Falsa” (2019) e “Nina” (2009). As obras abordam acerca de redes criminosas de trabalhos forçados, exploração sexual e tráfico de pessoas.

Bruna Klein, assessora jurídica do SJMR Boa Vista, destacou a importância da atividade para alertar as pessoas migrantes para situações de violência e tráfico humano. “Principalmente agora com o fechamento da fronteira, as pessoas ficam mais vulnerabilizadas a caírem em falsas promessas de emprego, regularização de documentos, entre outros. Sensibilizar e alertas as pessoas que já cruzaram a fronteira é importante para que alertem seus familiares e conhecidos que estão planejando fazer esse trajeto”. 

Deixe um Comentário